Urgente! Emissão da nova carteira de identidade ganha data OFICIAL; Veja qual é

Imagem: Reprodução/Google


Os novos modelos da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e passaporte começarão a ser emitidos a partir do dia 4 de agosto. A confirmação foi feita pelo governo federal nesta segunda-feira, 27. O documento possui modelo único, independente do estado no qual seja produzido.


Nesta primeira fase, brasileiros de certos  estados que já possuem CPF poderão solicitar.


São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Acre, Pernambuco, Minas Gerais e também o Distrito Federal. As demais unidades federativas terão acesso ao novo modelo até março de 2023.

Segundo o governo, a substituição do modelo atual pelo novo será feita de forma gradual e sem custo à população. A troca acontecerá sem atropelos, para que todos consigam migrar para o novo modelo da identidade no devido tempo.


Documento possui versão física e digital


O novo RG ou nova CIN será oferecida em duas versões: a física e a digital.

O modelo em papel ou plástico é voltado para assegurar a cidadania aos brasileiros sem acesso à internet, computadores e smartphones.

No caso da versão digital, ela poderá ser obtida por meio de aplicativo do governo federal, porém, somente após a emissão da carteira física. Resumindo: a CIN é um documento físico, mas com uma opção digital.

Sobre seu uso no exterior, até então, o uso do novo documento de identidade só foi autorizado em postos migratórios de países do Mercosul. Ao demais, o uso do passaporte continua sendo obrigatório.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem