Novo RG digital já pode ser baixado no celular; Saiba como fazer

Imagem: Reprodução/Google



A possibilidade de acesso ao RG diretamente pelo celular garante mais praticidade ao cotidiano do cidadão brasileiro, principalmente porque ter o documento em mãos é de suma importância.


Antes de mais nada, é importante ressaltar que essa nova opção concedida pelo Governo traz mais facilidade, pois o cidadão não precisa estar com o documento físico em mãos, garantindo ainda mais segurança.


Nesse sentido, neste ano de 2022 já é possível baixar o RG digital diretamente no seu celular para que não seja mais necessário levar o documento físico em mãos.
Verificar!

Nova CNH começa a entrar em vigor em todo o país; ver como negociar e o que muda


Como acessar seu ID digital


Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o RG digital é um aplicativo oferecido através dos estados à população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento.


No entanto, é importante ressaltar que, apesar de serem oferecidos em vários estados do país, nem todos ainda possuem a versão digital do documento.


Acontece que a legislação atual exige que cada estado seja responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada estado tem suas próprias definições, bem como ou lança a versão digital do documento neste momento.


Atualmente, a ferramenta já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.


Por fim, após a instalação do RG Digital, basta que o cidadão clique na opção de adicionar o RG. Depois disso, basta apontar a câmera do seu telefone para o QR Code que está no seu documento e validar a versão digital.


RG Digital é diferente deste novo RG


Em primeiro lugar, é considerável notar que a versão digital do RG é diferente do novo RG que foi lançado recentemente pelo Governo. Acontece que a nova versão começará sua edição a partir de 2023 e a exigência só acontecerá em 2032.


De qualquer forma, esta versão que já pode ser acessada é a versão tradicional do documento e não a nova versão. Vale lembrar que a maior diferença entre o documento atual e o novo RG é que o novo RG terá como numeração o próprio CPF do cidadão.


A emissão do novo RG digital começou em 1º de março. No entanto, os institutos estaduais de identificação terão um prazo para se adaptarem ao novo documento. Assim, embora já estejam em vigor, os estados ainda estão implementando-o no sistema.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem