Nova CNH já está valendo: Confira aqui o que irá mudar e se você precisa trocar o documento

Imagem: Reprodução/Google



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começará a emitir a partir de amanhã, 1º de junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que promete ser mais segura contra falsificações e fraudes, começando a atender muito bem os requisitos internacionais de identificação.


A CNH será lançada oficialmente a partir de uma cerimônia realizada na quarta-feira na cidade de Campo Grande (MS), onde o Secretário Nacional de Trânsito, Federico Moura Carneiro, apresentará as mudanças que foram feitas.


Caso você não saiba, esta versão da licença pode estar disponível em formato digital, através do aplicativo Carteira de Trânsito Digital, e também no formato clássico, impresso, como a maioria já sabe.


A nova cnh padrão será obrigatória para os motoristas que renovarem a carteira, pegarem a segunda via ou emitirem a primeira carteira de motorista, mas somente a partir de 1º de junho de 2022.


Isso significa que todas as pessoas que possuem carteira de motorista com a data de validade, não precisa se preocupar, pois só devem fazer a troca quando a data expirar.


O que vai mudar na nova CNH?


Há muitas novidades em relação à carteira de motorista. Uma delas é que agora terá detalhes em tinta fluorescente que brilha no escuro. O documento também ganhará alguns itens que só serão visíveis em luz ultravioleta, e além disso, é possível notar a presença de um holograma na parte de trás do documento.


O documento atual com um tom predominantemente verde será substituído por um com uma mistura agradável de tons de verde e amarelo. No topo, uma das mudanças mais notáveis foi a inclusão da assinatura logo abaixo da foto.
Lembra que ela está atrás da sobra na versão atual?

A nova CNH também permitirá o nome social do motorista e a filiação afetiva se ele quiser incluir esses dados.


Você está satisfeito? Pois é no interior que grande parte das mudanças estão concentradas, já que agora há um quadro de silhuetas de veículos que é acompanhado pelo código da respectiva categoria, ou seja, as categorias para as quais cada motorista é qualificado serão marcadas.


Uma tabela de observações para informar possíveis restrições médicas e também se o motorista realiza funções remuneradas estará logo abaixo da tabela da categoria. A nova CNH também é destinada aos motoristas que podem dirigir.


Isso também significa que a autorização temporária, destinada aos iniciantes, será indicada pela letra "P" no lado superior direito do documento. Para quem já tem a CNH definitiva, a letra "D" será o indicativo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem