IPVA atrasado: Quem são os motoristas que podem conseguir desconto de até 90%? Confira

Imagem: Reprodução/Google


Os motoristas que estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm a chance de aderir ao programa IPVA Recupera. Em geral, garante o desconto de até 90% em juros e multas, possibilitando a regularização do imposto pelos devedores. A ação se aplica aos proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro.


As definições sobre as regras de acesso ao programa foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 6. De acordo com as resoluções, aqueles com dívidas pendentes podem optar por um parcelamento de até 24 meses. Você pode refinanciar dívidas inscritas ou não na Dívida Ativa que foram geradas até 30 de Novembro de 2020.

O IPVA é uma fonte de receita para os estados, que devem utilizar recursos em diversas áreas, como educação, saúde e segurança. Atualmente, somente no Rio, 1,7 milhão de veículos possuem dívidas registradas ou não na Dívida Ativa, o equivalente a R$ 1,4 bilhão em recursos.


Como aderir ao programa


Os motoristas com o IPVA atrasado que não estão inscritos na Dívida Ativa podem aderir ao programa através do site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro. Basta acessar o link "Serviço Digital".

A validação da operação deve ser feita através do sistema Gov.br ou via certificado digital.


Após a identificação, débitos abertos e métodos de pagamento disponíveis são visíveis na tela. O motorista deve escolher qual se aplica melhor ao bolso e, em seguida, seguir para a página de emissão do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj).


Vale ressaltar que o contribuinte precisa acessar o portal do dia 1º de cada mês para imprimir o Darj com o valor atualizado da parcela, cujo vencimento é esperado para todo o dia 5.


Em relação aos débitos inscritos na Dívida Ativa, é necessário que o contribuinte acesse o portal da Procuradoria Geral do Estado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem