Errou na hora de fazer um PIX? Confira o que fazer

Imagem: Reprodução/Google



Enviar dinheiro por engano via Pix gera uma situação desagradável. Isso porque é uma transação instantânea, você não pode cancelar o encaminhamento do dinheiro antes que ele caia na conta do destinatário.


Ao contrário de outros métodos de envio, como TED e DOC, no período em que a transação precisa ser eficaz, você pode parar de transferir os valores. Segundo o Banco Central (BC), também é possível cancelar um Pix, no entanto, antes da confirmação do pagamento.


Na íntegra, isso se caracteriza como uma retirada e não como um cancelamento em si. Dessa forma, a recomendação do BC é negociar com a pessoa que acidentalmente recebeu o dinheiro.


Para isso, basta identificar as informações da pessoa através do comprovante de transferência e solicitar a devolução do dinheiro. Em alguns bancos há um suporte para o Pix, um botão de reembolso para facilitar o retorno.


No entanto, o pagador ainda deve contar com o ágio daqueles que receberam os valores indevidamente.

Neste caso, quem recebeu o valor errado deve ficar com o dinheiro para devolver.


"Se você receber uma quantia indevida, é sua obrigação reservar esse dinheiro esperando dentro de um tempo razoável para a pessoa vir até você. Se o valor for muito alto, a Receita provavelmente vai acompanhar, mas o usuário pode pegar declaração do banco e até mesmo da pessoa que se transferiu mal para justificar no Imposto de Renda a transação", explicou a sócia da área tributária do Siqueira Castro Advogados, Gabriela Miziara Jajah.


O saque da Pix nos caixas eletrônicos agora pode ser feito


A decolagem do Pix foi uma das novidades anunciadas pelo Banco Central, órgão responsável pela gestão do sistema de pagamentos instantâneos.


Com a possibilidade de sacar o PIX, o cidadão poderá resgatar o dinheiro em qualquer terminal que ofereça o serviço, como caixas eletrônicos de qualquer banco. Para realizar esse procedimento, basta que a empresa responsável pelo terminal habilite essa opção para seus clientes.


Saiba mais sobre o sistema de pagamento instantâneo


Segundo o Banco Central, hoje, pouco mais de um ano após o lançamento do pix, o sistema tem um recorde de mais de 400 milhões de chaves no Brasil.

Ainda no início de março de 2021, a PIX estabeleceu um novo recorde diário de operações quando atingiu a marca de 58,5 milhões de transferências.


Além disso, houve também recentemente o lançamento de PIX e Saque PIX Troco. O primeiro permite que as pessoas saquem em estabelecimentos comerciais que podem utilizar o serviço. O segundo permite que os estabelecimentos usem o sistema PIX para retribuir aos seus clientes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem