Conheça 5 sinais de que seu celular está sendo espionado por terceiros e saiba como se proteger dessas ameaças

Imagem: Reprodução/Google



Engana-se quem pensa que aplicativos de espionagem afetam apenas a segurança dos dados pessoais ou financeiros do usuário. Eles também podem ser uma ameaça à integridade física do proprietário do dispositivo.


Isso ocorre porque um simples malware é capaz de rastrear a localização de uma pessoa, gravar chamadas de voz, monitorar atividades que acontecem no smartphone e permitir a leitura de mensagens trocadas.


Aqueles que adotam essas práticas de espionagem são chamados de "stalkerwares" ou "cônjuges". Os termos referem-se a pessoas próximas às vítimas, que muitas vezes instalam aplicativos maliciosos para controlar de perto os passos de seus parceiros. Em primeiro lugar, embora pareça inofensivo nesse sentido, tal prática é considerada crime.


O perigo que vive ao lado


A instalação desses spywares geralmente requer acesso físico ao dispositivo móvel. Portanto, normalmente, pessoas próximas ao indivíduo espionado podem facilmente ter acesso ao login e senha do dispositivo, aumentando ainda mais as chances de invasão de privacidade.


Estudo da empresa especializada em segurança digital, da Kaspersky, mostra que entre os motivos utilizados para espionar um celular, destacam-se: suspeita de infidelidade, preocupação com a segurança do parceiro e suspeita de atividade criminosa.


É importante lembrar que a instalação de aplicativos com malware e spyware também pode acontecer ao baixar um aplicativo de lojas virtuais como a Play Store e a App Store.


Como descobrir se seu telefone está com um aplicativo espião


Embora seja difícil identificar um aplicativo espião imediatamente, há sinais que mostram um movimento estranho e incomum no software do dispositivo. Verificar:


  • O telefone está ficando muito quente e a bateria está descarregando rapidamente;
  • Alertas e notificações recebidas estão abrindo automaticamente, sem que você dê qualquer comando;
  • O consumo de dados móveis aumenta, porque o aplicativo espião requer uso da internet;
  • Em caso de mensagens enviadas e chamadas feitas que você não reconhece;
  • Se a opção de permitir a instalação de aplicativos de origem externa (APK) estiver ativada e você não conseguir desabilitá-lo, é possível que um software espião esteja operando a partir de outro dispositivo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem