Ao assinar a carteira de trabalho, o cidadão passa a ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em linhas gerais, os recursos enviados para as contas vinculadas a ele possuem regras específicas de retirada, como por exemplo, em caso de demissão sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, doença grave e outras.
Por outro lado, todos os meses, existe uma modalidade que libera pagamentos de parte do saldo acumulado no fundo aos trabalhadores que optarem por ela. Trata-se da sistemática do saque-aniversário do FGTS, que passou a operar em 2020.
Com ela, o trabalhador beneficiário consegue resgatar anualmente parte do valor depositado em contas do FGTS e sempre no mês de aniversário.
Calendário saque-aniversário do FGTS 2022
Veja a seguir as datas de liberação e prazo de encerramento desta modalidade de resgate do FGTS:
Qual o valor do saque-aniversário do FGTS?
Atualmente, o valor oferecido por essa modalidade do fundo se baseia em uma tabela de alíquota, que pode vir acrescida ou não de parcela adicional no valor de R$ 2,9 mil. Confira a seguir:
Sendo assim, considerando o percentual aplicado, somado ao valor extra, o trabalhador pode sacar quantias que superam facilmente o montante de R$ 3,9 mil.
Lembrando que o pagamento do saque-aniversário do FGTS de julho só vale para os aniversariantes que aderirem à sistemática antes que o mês termine. Além disso, ao optar pela modalidade, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão. Somente a multa de 40% é mantida nessa situação.
Postar um comentário