Veja quais são as 10 leis de trânsito que podem gerar multa, mas que muita gente não sabe. Veja mais detalhes

Imagem: Reprodução/Google


Estar atento às leis de trânsito é uma das maiores responsabilidades dos motoristas, pois, além de evitar consequências negativas, como multas, evitam acidentes desagradáveis envolvendo pedestres.


O Código de Trânsito Brasileiro – CTB – tem algumas regras de boa conduta, que garantem o bem-estar no trânsito, porém, existem algumas que ainda não são conhecidas por todos os motoristas, podendo acabar gerando algum tipo de penalidade.


Confira algumas dessas leis que ainda não são conhecidas e, portanto, garanta que nenhuma penalidade chegue até você.


Ficar  sem gasolina na estrada


Ficar sem gasolina na estrada pode causar multas e pontos na carteira que quase nenhum motorista sabe. Então, antes de pegar a estrada, certifique-se sobre a gasolina em seu carro, para que você não sofra nenhuma penalidade.


Ultrapassagem de carros durante procissões


Se durante o cortejo, você tentar ultrapassar, você pode ser penalizado com algum tipo de multa, incluindo uma infração grave.


Use seu telefone mesmo quando o veículo está estacionado no semáforo

Muitos motoristas sabem que usar o celular enquanto dirige pode causar uma penalidade, no entanto, o que muitos não sabem é que usar o celular ainda no semáforo também pode trazer consequências negativas, como multa e pontos na carteira.


Não prestar socorro em um acidente


Caso o motorista se envolva em um acidente, é importante que ele forneça alívio, caso contrário ele será penalizado com uma multa infracional grave.


Não use cinto de segurança


O uso do cinto de segurança também é indispensável e, se o motorista for pego sem o cinto, poderá ser penalizado com uma multa infracional grave, afinal, estará colocando sua vida e a de outros motoristas em risco.


Molhar pedestres enquanto passa em poça


Essa multa não é bem conhecida pelos motoristas, porém, se em um dia chuvoso, o motorista passar por uma poça d'água, ele pode ser atingido com uma multa de infração sujeita a pontos na carteira de motorista.


Coloque o braço para fora enquanto dirige


O hábito de colocar o braço pela janela enquanto dirige também pode fazer com que o motorista receba uma multa. Segundo o CTB, esse hábito é perigoso porque pode comprometer alguma ação do motorista ao dirigir.


Transporte infantil que não seja em um assento especial


Ao transportar uma criança, é necessário que o motorista seja cuidado com o assento que deve ser utilizado, afinal, se pego pela polícia carregando uma criança de 7 anos ou menos, pode ser multado.


Dirigindo com objetos em seu colo


O hábito de dirigir com algum objeto na volta também pode ser prejudicial para o motorista, afinal, segundo o CTB, isso pode dificultar o motorista e aumentar as chances de acidente.


Transporte de objetos no banco traseiro


Por fim, usar o carro para transportar objetos no banco de trás também pode ser prejudicial e fazer com que o motorista fique marcado com uma multa infracional grave. Neste caso, além de ser um fator de distração, carregar objetos no banco traseiro pode causar ferimentos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem