Veja 5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares.

Imagem: Reprodução/Google


Se você é um amante de alimentos gordurosos, não resiste a uma boa porção de batatas fritas e desperdiça o consumo de fast foods e alimentos industrializados, saiba que você faz parte do grupo de pessoas com potencial para desenvolver colesterol alto.


O colesterol é um problema que tem aumentado nos últimos anos. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população brasileira tem colesterol alto. Os riscos de estar com essa condição são: doenças cardiovasculares, risco de infarto fulminante, acidente vascular cerebral, entre outros.


O que é colesterol?


O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado e presente em alguns alimentos. Tem influência na produção de alguns hormônios, também faz parte da composição de algumas células cerebrais, nervos e músculos e outros órgãos.


Existem diferentes tipos de colesterol, HDL, LDL e VLDL. Nosso corpo produz grande parte do colesterol, mas também pode ser encontrado em alimentos como ovo, leite, carne etc.


Quando o corpo tem colesterol alto, significa que os níveis de LDL são altos. Essa condição aumenta a quantidade de placas de gordura nas artérias, que podem acabar acumulando e causando entupimento e prevenção do fluxo normal e necessário de sangue. E sem o fluxo sanguíneo normal, pode causar uma arteriosclerose craniana, ou seja, um derrame.


Como diminuir o colesterol


Diversas análises e estudos têm sido e continuam sendo feitos para entender melhor o funcionamento do colesterol e seus impactos no organismo, bem como alternativas para reduzir os riscos de desenvolver essa doença.


A certeza que a ciência nos mostrou é que boas práticas alimentares combinadas com um estilo de vida com hábitos saudáveis é a melhor maneira tanto na prevenção quanto no tratamento do colesterol alto.


E alguns alimentos são capazes de ajudar na redução das taxas de colesterol no sangue, vamos saber que tipos de alimentos são esses.


5 maneiras de diminuir o colesterol


Diga adeus às gorduras ruins: Comer alimentos fritos em excesso regularmente é um fator de risco para o aumento do colesterol. Portanto, evite o consumo de carnes gordurosas e alimentos processados e processados. Isso pode ajudar a diminuir o colesterol.


Restringir o consumo de açúcar: Leia rótulos de alimentos antes de comprar, verifique grandes concentrações de açúcar e que tipo de açúcar está presente nos alimentos. Não compre opções com fontes de açúcar desconhecidas ou que contenham xarope de milho ou frutose e dextrinas.


Consumir boas fontes de fibras e gordura swellin a dieta diária: Boas fontes de gordura são, por exemplo, castanha, abacate e peixe. São fontes que ajudam o corpo, melhoram a circulação, reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. Embora boas fontes de fibras ajudem a eliminar a gordura do intestino, isso reduz as taxas de colesterol.


Consumir alimentos saudáveis e que reduzem o colesterol: Além das fibras, alguns tipos de óleos como azeite, madeira, nozes, abacate e nozes são opções ricas em fitosterols, que são substâncias que reduzem o colesterol ruim.


Viva uma vida mais saudável e atlética: Evite o uso de drogas e pratique atividades físicas regulares.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem