Perdeu a certidão de nascimento? Veja como tirar a 2ª via deste documento

Imagem: Reprodução/Google

A certidão de nascimento comprova a cidadania de cada cidadão. O problema é que muitas pessoas nem se lembram onde você guardava o documento. Seja por perda ou esquecimento é possível tomar o segundo caminho sem sair de casa. Veja como emitir o certificado pela Internet.


O principal motivo para a perda da certidão de nascimento é que esse documento nem sempre é necessário, embora seja de grande importância em algumas situações. É só quando precisamos mais que você se lembra de procurar onde o certificado acabou.


2ª vida útil da certidão de nascimento


Se esse é o seu caso, saiba que obter a segunda via da certidão de nascimento requer alguns passos. O primeiro é acessar o Portal do Registro Civil.


Depois disso, insira a guia "Nascimento" e insira dados pessoais como nome completo, data de nascimento, nome dos pais e outras informações solicitadas.


Você terá que indicar o estado onde nasceu, bem como a cidade e o cartório. Novos dados serão solicitados, como o livro, folha e prazo. Se você não tiver essa informação em mãos, basta clicar em "Próximo".


Ao fazer isso, você precisa indicar se deseja o certificado impresso ou em formato eletrônico. Em seguida, você receberá as informações de valor para a emissão do documento.


Se for digital, por exemplo, você terá que pagar R$ 85,63. Assim que você pagar o valor, você receberá o documento conforme desejado. Vale lembrar que o valor cobrado no site é o mesmo que seria cobrado nos notatives. Por essa razão, o serviço online facilitou a vida dos cidadãos que precisam da segunda via da certidão de nascimento.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem