Nova CNH já é obrigatória para todos? Conheça as principais regras

Imagem: Reprodução/Google


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos obrigatórios para quem quer dirigir. Recentemente, o governo federal anunciou mudanças no documento. Então veja se a nova CNH será obrigatória para todos e acompanhe as principais mudanças.


Nova CNH já é obrigatória para todos?


No momento, a nova CNH não é obrigatória. No entanto, com o passar dos anos, ele se tornará. Quem tiver o documento na versão antiga pode usá-lo até que ele ganhe. Só depois disso, você precisará solicitar outro, já na nova versão.


Já a partir de 1º de junho de 2022, para quem tirar a CNH pela primeira vez, casos de reabilitação, renovação, segunda via ou documento definitivo (tomado após CNH provisória), a nova versão já será emitida pelos órgãos responsáveis.


Mudanças na nova CNH


As mudanças na CNH incluem a elaboração do documento, as modalidades (digital e impressa) e também outras regras. Ver:


Modelo CNH


O modelo da CNH foi modificado. A versão impressa agora tem as cores verde e amarelo. O QR Code torna-se obrigatório para que haja a possibilidade de uso digital do documento.


Além disso, há mais informações sobre o motorista e os veículos que ele pode dirigir. Foram adicionadas ilustrações para auxiliar motoristas e agentes de trânsito. Quem tiver a CNH definitiva terá a letra "D" para identificar o tipo de documento. Para permissões, a letra "P" estará em vigor.



CNH Digital


A CNH digital existe desde uma atualização que foi realizada no documento anteriormente. Agora, uma nova mudança foi implementada. A CNH e documentos como o CRLV estão presentes no aplicativo Carteira de Trânsito Digital (Android e iOS).


Assim, o motorista tem todos os dados necessários para dirigir em um só lugar.


Validade


A validade da CNH foi modificada. Motoristas de até 50 anos precisarão renovar o documento a cada 10 anos. Para motoristas entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos e para aqueles com mais de 70 anos, o prazo será a cada três anos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem