Nova CNH e CTB: Confira as principais mudanças para 2022

Imagem: Reprodução/Google


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá uma nova versão a partir de junho de 2022. O documento traz mudanças no design, mas também facilita a prova do direito de dirigir através de sua versão digital.


As mudanças se somam às regras atualizadas impostas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o ano passado. Saiba o que já foi e o que ainda vai mudar e conheça as mudanças que afetam a vida do motorista.


1 - Validade do documento


As licenças emitidas ou renovadas a partir de abril de 2021 têm novas datas de validade que variam de acordo com a idade dos motoristas. O termo é agora:


  • 10 anos para motoristas até 50 anos;
  • 5 anos para motoristas entre 50 e 70 anos;
  • 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.

2 - Novo visual


A partir de junho, o documento ganha um novo design com reformulações que o deixam dentro do padrão internacional. A CNH continua com um QR Code na parte traseira e dados do motorista, mas também recebe desenhos dos veículos para os quais está habilitada.


Outro detalhe é a impressão da letra "P", no caso de quem só tem permissão, e a letra "D" para quem já tem a carteira definitiva.


3 - CNH Digital


Esqueceu sua carteira em casa? Não é nada demais. As novas regras permitem ao motorista comprovar que está habilitado por meio da Carteira de Trânsito Digital, a versão eletrônica do documento.


4 - Pontuação


A última mudança importante é que o limite para perder o direito de dirigir agora é de até 40 pontos. Varia dependendo da gravidade da infração:


  • Limite de 20 pontos: para quem tem duas infrações gravíssimas;
  • Limite de 30 pontos: para quem tem infração gravíssima;
  • Limite de 40 pontos: para quem não tem infrações graves.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem