Nova CNH começa a valer em breve; Confira o que muda no novo documento

Imagem: Reprodução/Google


A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começa a ser emitida em junho. A mudança não será obrigatória para todos os motoristas, apenas para aqueles que tirarem a primeira licença ou que renovarem o documento. Confira o que vai mudar do velho para o novo formato.


Qual é a nova CNH?


A implantação do novo formato CNH, que começa a ser emitida a partir de 1º de junho, partiu da decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução nº 886, de dezembro de 2021.


A proposta da mudança é justamente modernizar o aparecimento do documento, tornar a autenticação dos dados tecnológico, melhorar a segurança contra fraudes e facilitar o acesso aos dados do motorista.


O que muda com a nova CNH?


O novo documento será emitido tanto na forma física quanto digital e agora tem um novo visual, com as cores predominantes verde e amarelo.


Além dos dados pessoais presentes no formato antigo, haverá um destaque de uma letra "P" para o motorista que tem permissão para dirigir e uma letra "D" para o motorista que tem carteira definitiva.


Ainda no motorista, o outro lado da CNH conterá uma tabela de categorias para identificar qual licença ele tem, além de mostrar se a licença está usada para funcionar e quais são as restrições médicas do habilitado.


Outra novidade é a presença de uma imagem do carro e a indicação de que o motorista está qualificado para dirigir essa categoria de veículo.


O QR Code, que estava presente nos documentos emitidos desde 2017, permanece no novo modelo. O código armazenará os dados contidos no documento, incluindo a fotografia dele para identificação, com exceção da assinatura do motorista. Essa função permitirá o acesso à CNH, na íntegra, online ou offline.


Por fim, o novo documento conterá tanto o número de identificação nacional quanto o número de identificação do Estado.


A implementação do novo modelo não afeta a validade do documento, que é de 10 anos para quem tem até 50 anos. Regras como as que determinam o limite de pontos também não mudarão.


Quem deverá portar a nova CNH?


Para os motoristas que possuem a CNH até o momento, não será necessário alterar o documento. Os motoristas que já possuem carteira de habilitação só receberão a CNH em casos de renovação, acréscimo de categoria, alteração de dados impressos ou emissão de segunda via. Para aqueles não qualificados, a permissão para dirigir documento já virá no novo formato.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem