Nome sujo: Confira após quantos dias de atraso seu CPF fica negativado


                                                               
Imagem: Reprodução/Google


Mais de 61 milhões de brasileiros têm o nome sujo. A expressão popular refere-se a pessoas que pararam de pagar qualquer conta e, portanto, acabaram nas listas de órgãos de proteção ao crédito. Descubra quantos dias de atraso são suficientes para deixar seu nome negativo.


Antes de mais nada, é importante saber que já no primeiro dia de atraso de pagamento, a empresa pode notificar um ou mais órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Só que o nome do consumidor não é imediatamente negativo.


Dias atrasados


Isso porque assim que as empresas informam sobre o atraso, os órgãos de proteção precisam entrar em contato com o consumidor que está endividado. Pode ser por carta, telefone ou também por mensagem móvel.

Assim, a pessoa é avisada sobre a dívida e informada de que o CPF será incluído na lista de proteção ao crédito. Mas antes disso, o consumidor tem mais uma oportunidade de pagar a conta. Geralmente é o período máximo de 10 dias.


Se a dívida ainda não for paga, o órgão de proteção incluiu o Número da Previdência Social na lista de inadimplentes. Quando isso acontece, qualquer empresa pode ter acesso às informações. É aí que você vem a ser considerado negativo – ou com o "nome sujo".


Para evitar que tudo isso aconteça, os consumidores devem evitar dívidas. E sempre que possível basta comprar o que realmente se encaixa no orçamento.


É preciso ter um bom planejamento financeiro, com o controle certo das despesas. Caso contrário, em poucos dias de atraso as contas podem se transformar em uma verdadeira bola de neve.


Assim, para não correr o risco de ter o nome negativo, sempre que surgem dificuldades em quitar alguma dívida a tempo, entre em contato com a empresa e busque uma negociação para evitar que seu nome fique sujo na praça.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem