Antes de mais nada, é importante saber que já no primeiro dia de atraso de pagamento, a empresa pode notificar um ou mais órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Só que o nome do consumidor não é imediatamente negativo.
Dias atrasados
Assim, a pessoa é avisada sobre a dívida e informada de que o CPF será incluído na lista de proteção ao crédito. Mas antes disso, o consumidor tem mais uma oportunidade de pagar a conta. Geralmente é o período máximo de 10 dias.
Se a dívida ainda não for paga, o órgão de proteção incluiu o Número da Previdência Social na lista de inadimplentes. Quando isso acontece, qualquer empresa pode ter acesso às informações. É aí que você vem a ser considerado negativo – ou com o "nome sujo".
Para evitar que tudo isso aconteça, os consumidores devem evitar dívidas. E sempre que possível basta comprar o que realmente se encaixa no orçamento.
É preciso ter um bom planejamento financeiro, com o controle certo das despesas. Caso contrário, em poucos dias de atraso as contas podem se transformar em uma verdadeira bola de neve.
Assim, para não correr o risco de ter o nome negativo, sempre que surgem dificuldades em quitar alguma dívida a tempo, entre em contato com a empresa e busque uma negociação para evitar que seu nome fique sujo na praça.
Postar um comentário