Marquinha no braço significa que já estou imunizado contra a varíola do macaco? Descubra se existem pessoas já imunizadas no Brasil.

Imagem: Reprodução/Google


Casos de varíola de macaco suscitaram um novo alerta para problemas de saúde globais. Com esse aviso, também se tornou comum uma pergunta: quem tem uma marca de vacina no braço já está protegido contra a doença? Entenda melhor o assunto e descubra quem já tem proteção contra varíola de macaco.


Alguém já está protegido contra varíola de macacos?


Na verdade, ainda não se sabe se as pessoas que já receberam a imunização contra a varíola são imunizadas contra essa nova variante do macaco. No entanto, a Organização Mundial da Saúde acredita que o surto atual pode ser controlado por meio da vacinação, incluindo as vacinas mais recentes.


Por outro lado, a autoridade acredita que não há risco potencial de o vírus se espalhar pelo mundo fora da África de forma massiva. Isso porque uma boa higiene e proteção no ato sexual tendem a ser suficientes para controlar a propagação da varíola de macaco.


Agências de saúde de todo o mundo já estão se preparando para possíveis casos em seus países. No Reino Unido, observação é feita para uso adequado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas a vacina também é recomendada para profissionais que tenham contato com pessoas infectadas.


Como saber se já estou imunizado?


A famosa marca vacina que carimba o braço da maioria dos brasileiros está relacionada ao imunizante BCG. Ele é capaz de imunizar a pessoa contra a tuberculose, por exemplo. Uma marca semelhante aparece no braço daqueles que tomaram a vacina contra varíola.


No entanto, não é possível saber se a marca no seu braço está relacionada à BCG ou à vacina contra varíola. O que pode ser dito é que as pessoas nascidas após 1971 não são imunizadas contra varíola de macaco. Isso porque a campanha de vacinação com essa droga no Brasil terminou após esse período.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem