Manteiga caseira: Veja como fazer esta receita usando apenas um ingrediente

Imagem: Reprodução/Google

Se você quer aprender a fazer manteiga caseira com apenas um ingrediente, você está no lugar certo. Nós colocamos aqui uma receita que com certeza vai fazer você, a partir de agora, você só faz sua manteiga em casa, afinal, além de ser uma receita prática, é rápida e promete entregar sabor.


No entanto, antes de falarmos sobre o preparo da manteiga, ingrediente que não falta na maioria dos frigoríficos brasileiros, vamos falar sobre como surgiu. Continue lendo e confira.


Como surgiu a manteiga?


A manteiga, ingrediente presente na maioria dos frigoríficos brasileiros, surgiu há cerca de 10 mil anos, quando nossos ancestrais começaram a domesticar animais, porém, a primeira referência feita a ela é a de uma ilustração mostrando como ela foi produzida.


A fabricação de manteiga


Com relação à fabricação de manteiga, corresponde a um processo simples, basta fazer a separação de creme e leite fresco, e bater até engrossar. Após esse processo, ele é lavado e manuseado até atingir sua nova forma sólida.


Embora 80% de sua composição seja gordura, a manteiga é considerada um ingrediente saudável, pois é rica em vitamina A, nutriente importante para manter a pele, olhos, ossos e dentes fortes e saudáveis. Hoje, a fabricação de manteiga acontece em larga escala, e é considerada um dos produtos mais consumidos no mundo.


Como fazer manteiga caseira?


Enfim, agora que você sabe como a manteiga surgiu, confira a deliciosa e prática receita que separamos aqui, para que você possa preparar sua manteiga você mesmo, que promete entregar sabor.


Ingredientes para manteiga caseira


  • 500ml de creme de leite fresco;
  • Sal a gosto ou ervas secas.

Como preparar manteiga caseira


Coloque o creme em um liquidificador e bata até se tornar uma massa pastosa. Uma dica: durante esta etapa, você terá que ligar e desligar o aparelho e agitar o vidro com as mãos para desgrudar a massa da parede de vidro e assim continuar batendo bem na mistura;

Em seguida, canta o creme de leite para manter apenas a manteiga. Uma vez feito isso, tempere a manteiga com sal. Se preferir, pode deixá-lo sem labionte, ou até mesmo colocar ervas ao seu gosto;


Para remover bem o líquido, recomenda-se colocar a manteiga em um papel pergaminho e apertar com uma colher. E no final, armazene em um refrigerador para manter sua conservação. A validade é de até 10 dias. E tome cuidado para manter sempre a embalagem bem fechada na geladeira após o consumo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem