Entenda por que o colesterol alto pode causar amputação

Imagem: Reprodução/Google


O colesterol é um tipo de gordura necessária para ter no sangue, é essencial para o bom funcionamento do corpo. Integra a estrutura das células do cérebro, músculos, pele, nervos, fígado, intestino e coração. É um precursor do hormônio vitamina D e ácidos bilias que contribuem para a digestão.  


O colesterol é um elemento que precisa estar sempre em equilíbrio, pois se ele mudou pode causar vários danos à saúde. É importante saber que o colesterol é composto por frações, que são: LDL, HDL e VLDL.  HDL é um bom colesterol que ajuda a proteger o coração, pois elimina moléculas de gordura. VDHL é o colesterol que realiza o transporte de triglicérides no sangue. 

O colesterol HDL é o que distribui o colesterol produzido pelo fígado para as células. Esse tipo de gordura quando é alta é fixada nos vasos sanguíneos, impedindo a passagem de sangue. Isso aumenta o risco de derrame, doença cardíaca e cardíaca coronariana, bem como aterosclerose e até mesmo doença arterial periférica (DAP).


Mas por que ter colesterol alto pode causar amputação?


Quando o colesterol é muito alto e não é tratado, pode acontecer que o indivíduo começa a experimentar certas dificuldades para andar ou desconfortos nas mãos e pés. 


Podem ser sintomas de doença arterial periférica, que é a falta de circulação sanguínea nas pernas e pés. Esse entupimento causado pelas placas de gordura acumuladas nos vasos sanguíneos, faz com que o sangue não atinja determinadas regiões do corpo, isso pode causar infecções e até amputação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem