Os sintomas da hepatite geralmente aparecem entre 15 e 45 dias após o contato com o vírus da hepatite, no caso da hepatite viral, o que pode acontecer devido à relação sexual desprotegida, ao compartilhamento de seringas e agulhas, ou ao consumo de água ou alimentos contaminados com o vírus. No caso da hepatite causada por medicamentos, álcool ou doenças autoimunes, os sintomas aparecem à medida que o fígado inflama. Os principais sintomas da hepatite são:
- Pele amarelada e olhos;
- Fezes amareladas, cinzas e esbranquiçadas;
- Urina escura;
- Dor na barriga superior;
- Febre baixa constante;
- Perda de apetite;
- Sensação frequente ou tontura;
- Cansaço frequente;
- Barriga inchada.
- Dor nas articulações.
Na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de hepatite, é importante que o clínico geral, hepatologista ou infectologista seja consultado, pois isso pode fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve repouso, dieta leve e uso de antivirais, em alguns casos.
É importante consultar um médico quando mais de um desses sintomas surge, especialmente se você tem pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, inchaço na barriga e dor abdominal superior direita. Nesses casos, o médico pode solicitar exames de sangue, ultrassom ou tomografia computadorizada, a fim de avaliar o funcionamento do fígado e verificar sinais de alteração. Saiba mais sobre testes de fígado.
Como obter hepatite
A hepatite pode ser transmitida de várias maneiras e as principais formas de contágio incluem:
- Contato com sangue contaminado;
- Contato com fezes com o vírus;
- Relações sexuais desprotegidas;
- Consumo de água e alimentos contaminados;
- Uso de materiais não estéreis para fazer tatuagens, piercings ou para fazer a unha, por exemplo.
Além disso, a hepatite também pode ser consequência do abuso de álcool, drogas ilícitas e medicamentos ou ser consequência de doenças autoimunes. Assim, o tratamento pode variar de acordo com a causa da hepatite, gravidade dos sintomas e forma de contágio, podendo ser indicado pelo médico que a pessoa esteja em repouso, beba muita água e tenha uma dieta equilibrada com pouca gordura. Veja mais detalhes do tratamento para cada tipo de hepatite.
Assista ao vídeo a seguir, no qual a nutricionista Tatiana Zanin conversa com o Dr. Drauzio Varella sobre como prevenir e tratar hepatiteS A, B e C:
Postar um comentário