Conheça 8 benefícios exclusivos para quem tem mais de 60 anos.

Imagem: Reprodução/Google


Pessoas com 60 anos ou mais são consideradas mais velhas no Brasil. Para os membros desse grupo, há diversos benefícios garantidos pelo Estatuto do Idoso, de 2003, e outras legislações.


Essas vantagens vão desde o serviço preferencial nos estabelecimentos até a isenção de tarifas e impostos. Conheça os seguintes 8 benefícios exclusivos do idoso e não perca tempo para garantir seus direitos.


1. Cuidados preferenciais


O atendimento preferencial urgente e individualizado é garantido aos idosos em todas as instituições públicas e privadas que prestam serviços à população. Além disso, a legislação brasileira também garante a super prioridade para cidadãos com 80 anos ou mais.


2. Vagas reservadas


Em qualquer estacionamento público ou privado, 5% do total de vagas deve ser reservada para idosos. Eles precisam estar bem sinalizados e estar em locais estratégicos para garantir maior acessibilidade.


3. Passagem livre


Essa vantagem é exclusiva para idosos com mais de 65 anos, que podem solicitar passagens gratuitas para itinerários interestaduais em ônibus convencionais. Todas as empresas de transporte rodoviário são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas para idosos ou garantir um desconto de 50% nas passagens.


4. Meia-entrada


Assim como os estudantes, pessoas com mais de 60 anos também têm direito à meia-entrada em atividades culturais e de lazer. O interessado só precisa apresentar um documento de identificação no momento da compra do ingresso para qualquer atividade atlética, artística ou cultural.


5. Prioridade em programas habitacionais


Programas habitacionais subsidiados pelo público ou governo devem dar prioridade aos idosos na aquisição de sua própria casa. As regras determinam que 3% dos imóveis são exclusivos desse grupo, e que o financiamento deve estar de acordo com sua renda mensal.


6. Isenção de Imposto de Renda


A isenção parcial do imposto de renda é válida para maiores de 65 anos, sendo excluída apenas renda que exceda o limite. Por outro lado, os idosos com doenças graves, como Parkinson, câncer e AIDS, podem solicitar uma isenção total.


7. Isenção do IPTU


Em alguns municípios, a isenção do IPTU é garantida aos idosos. O interessado deve verificar diretamente com a prefeitura para saber se o benefício existe lá.


8. Remédios grátis


Outra responsabilidade do governo é fornecer medicamentos de uso contínuo gratuitamente para essas pessoas. O mesmo vale para próteses, órteses e outros dispositivos médicos necessários no tratamento, qualificação ou reabilitação.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem