Confirmado! 13º salário do INSS começa pagamento da segunda parcela na próxima semana; Confira calendário

Imagem: Reprodução/Google


Está confirmado! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar na próxima semana, a partir desta quarta-feira (25), a segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas.


De acordo com o calendário oficial, aposentados e pensionistas receberão os pagamentos a partir desta data até 7 de junho. De acordo com o Governo, os pagamentos serão feitos juntamente com os benefícios de Maio.


A estimativa da agência é que mais de 31 milhões de beneficiários receberam os valores da primeira parcela em suas contas.


Portanto, você vai adorar ver:


Saque duplo do FGTS; ver quem tem direito


Novo RG digital começa a ser aplicado em todo o país; aqui está como pedir o seu


Antecipação do 13º salário do INSS


Antes de mais nada, vale ressaltar que o Governo Federal liberou o pagamento do 13º salário em março e iniciou a primeira parcela no final de Abril.


Este é o terceiro ano consecutivo em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e Dezembro.


Como nos pagamentos anteriores, novas transferências ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. No entanto, ambos seguem a ordem do último número do cartão de benefício do INSS.


Portanto, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. O cronograma de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito de cheque, que aparece após o painel.


Fonte: Inss



Fonte: Inss


Quem recebe?


Em 2022, os segurados que utilizarem qualquer um dos seguintes benefícios poderão receber o 13º salário do INSS, de acordo com informações oficiais:


  • Aposentadoria por: idade, tempo de contribuição, invalidez e especial
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio ao acidente;
  • Salário maternidade;
  • Ajuda de reclusão.

Vale ressaltar que os beneficiários de programas assistenciais, como os cidadãos que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) não terão direito aos valores.


Como realizar a consulta do INSS


Os segurados podem consultar qualquer informação sobre o INSS através dos seguintes canais:


  • Call center, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Site meu INSS;
  • Meu aplicativo DO INSS, disponível para Android e iOS.


Pagamento de benefícios


De qualquer forma, essa não é a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para o primeiro semestre do ano. Em 2020 e 2021, membros do Palácio do Planalto também decidiram colocar em prática a antecipação.


Portanto, nos primeiros anos, o objetivo foi ajudar idosos e outros beneficiários durante o período da pandemia coronavírus. Vale lembrar que esse público não tinha direito a receber programas sociais como o Auxílio Emergencial, por exemplo.


Portanto, para 2022, o Governo explica que o objetivo é simplesmente ajudar a antecipar a injeção de dinheiro na economia do país. Até agora, ainda não há previsão de pagamento de um 14º salário para o mesmo público ainda este ano.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem