Os sintomas da dengue são baixos específicos, ou seja, podem ser confundidos com sintomas de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo. No entanto, é importante ficar de olho na evolução dos sintomas e consultar o médico se há suspeita de dengue, pois é possível concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
A dengue é uma doença causada por um vírus que pode ser transmitida às pessoas através da picada do mosquito Aedes aegypti. Veja como identificar o mosquito da dengue.
Em caso de suspeita de dengue deve beber muitos líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Neste caso, o único medicamento que pode ser tomado é paracetamol ou dipirona para aliviar a dor e a febre, pois a aspirina pode causar sangramento.
Sintomas da dengue clássica
Os sintomas da dengue clássica são semelhantes aos do Zika, mas geralmente são mais intensos e duram cerca de 7 a 15 dias, enquanto o Zika geralmente desaparece em 1 semana. No entanto, em ambos os casos, é importante ir ao médico para fazer o diagnóstico adequado da doença e orientar o tratamento a ser seguido.
Os sintomas da dengue clássica geralmente incluem:
Febre alta
A febra alta tem um início repentino e a temperatura corporal está em torno de 39 a 40ºC. A febre significa que o corpo está começando a combater o vírus produzindo anticorpos, e, portanto, é importante começar a descansar para que as energias do corpo estejam concentradas na eliminação do vírus.
Como aliviar: Devem ser utilizados medicamentos que regulam a febre, como paracetamol ou dipirona, preferencialmente indicados pelo médico. Além disso, também pode ajudar a colocar panos úmidos na testa, na nuca e axilas ou tomar banhos ligeiramente frios, para baixar a temperatura corporal.
Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são outros sintomas comuns da dengue, que ocorrem devido ao mal-estar geral causado pela doença, que também causa falta de apetite, principalmente diante de cheiros fortes.
Como aliviar: deve-se consumir apenas pequenas quantidades de alimentos ao mesmo tempo, evitando consumi-los muito quente ou muito frio, pois pioram o mal-estar. Além disso, deve-se preferir alimentos fáceis de mastigar e digerir, evitando o excesso de sal, pimenta e temperos em geral.
Dor de cabeça e fundo dos olhos
A dor de cabeça geralmente afeta principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e o esforço das visões.
Como aliviar: Tomar medicamentos para dor, como paracetamol ou dipirona, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva-doce, lavanda ou camomila. Confira a lista completa de chás para dengue.
Manchas vermelhas na pele
As manchas vermelhas são semelhantes às do sarampo, mas aparecem principalmente na região do tórax e braços. A doença pode ser confirmada por prova do laço, no qual é observado o aparecimento de manchas vermelhas na pele depois de amarrar um fio no dedo.
No posto médico, as evidências da alça podem diferenciar os sintomas da dengue e zika, pois na dengue há a formação de mais manchas vermelhas na área avaliada pelo médico. Veja mais sobre como o loop é a prova.
Como aliviar: as manchas de dengue desaparecem com a evolução do tratamento e, portanto, não precisam de tratamento específico. No entanto, é importante evitar inchaços na pele, pois podem causar sangramento.
Mal-estar extremo e cansaço
Devido à luta para combater o vírus, o corpo gasta mais energia e causa a sensação de cansaço extremo. Além disso, como normalmente o paciente começa a comer mal durante a doença, o corpo fica ainda mais fraco e cansado.
Como aliviar: deve-se descansar o máximo possível, beber muita água para facilitar a eliminação do vírus e evitar ir trabalhar, para a aula ou para fazer atividades que requerem esforços em casa.
Dor abdominal, óssea e articular
A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e articulações geralmente afeta todos os pacientes. Além da dor, a região afetada também pode ficar ligeiramente inchada e avermelhada.
Como aliviar: use medicamentos como paracetamol ou dipirona para aliviar a dor e coloque compressas frias na região para ajudar a delinear as articulações.
Sintomas da dengue hemorrágica
Os sintomas podem aparecer até 3 dias após os sintomas da dengue clássica e incluem:
- Sangramento do nariz, gengiva singese ou olhos;
- Vômitos persistentes;
- Urina com sangue;
- Agitação e sonolência;
- Confusão mental.
Além desses sintomas, em alguns casos, também é possível o aparecimento de outros sinais como a pele úmida, pálida e fria, bem como a diminuição da pressão arterial.
O que fazer se você suspeitar de dengue hemorrágica: você deve ir imediatamente ao hospital para receber cuidados adequados, pois esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for tratada adequadamente no ambiente hospitalar.
Como o tratamento é feito
No entanto, nos casos mais graves que requerem internação, a dengue pode complicar, e pode-se observar desidratação, fígado, sangue, coração ou problemas respiratórios.
Sintomas da dengue em bebês
Em bebês e crianças pode ser mais difícil diferenciar essa doença de outras infecções comuns, portanto, se o bebê tiver febre alta súbita deve ser levado ao centro de saúde ou pediatra mais próximo, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar tratamento que pode incluir tomar paracetamol ou dipirona.
Os sintomas em bebês podem ser:
- Febre alta, 39 ou 40ºC;
- Prostração ou irritabilidade;
- Falta de apetite;
- Diarreia e vômitos.
O que fazer se você suspeitar que o bebê está doente: você deve levar o bebê ao pediatra, posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.
Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos para o bebê ou criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer uma dieta fácil de digerir, como legumes cozidos e frutas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando o diagnóstico.
Para prevenir e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar sujeira nos pratos das plantas ou manter o quintal sem piscinas de água parada, já que são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas de mosquitos. Além disso, repelentes naturais podem ser usados para prevenir a picada do mosquito da dengue.
Diferença entre dengue e COVID-19
Dengue e COVID-19 são duas infecções muito diferentes, mas podem causar sintomas relativamente semelhantes, como mal-estar geral, dor no corpo, febre, cansaço excessivo ou dor de cabeça.
Ainda assim, existem alguns sintomas que podem ajudar a diferenciar o tipo de infecção:
Postar um comentário