Confira os principais sintomas da dengue (clássica e hemorrágica) e como é feito o tratamento

Imagem: Reprodução/Google


O principal sintoma da dengue é a febre alta que surge de repente e dura cerca de 2 a 7 dias. Além da febre, outros sintomas podem ser notados, como sensação de mal-estar geral, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele, por exemplo.


Os sintomas da dengue são baixos específicos, ou seja, podem ser confundidos com sintomas de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo. No entanto, é importante ficar de olho na evolução dos sintomas e consultar o médico se há suspeita de dengue, pois é possível concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.


A dengue é uma doença causada por um vírus que pode ser transmitida às pessoas através da picada do mosquito Aedes aegypti. Veja como identificar o mosquito da dengue.


Em caso de suspeita de dengue deve beber muitos líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Neste caso, o único medicamento que pode ser tomado é paracetamol ou dipirona para aliviar a dor e a febre, pois a aspirina pode causar sangramento.


Sintomas da dengue clássica


Os sintomas da dengue clássica são semelhantes aos do Zika, mas geralmente são mais intensos e duram cerca de 7 a 15 dias, enquanto o Zika geralmente desaparece em 1 semana. No entanto, em ambos os casos, é importante ir ao médico para fazer o diagnóstico adequado da doença e orientar o tratamento a ser seguido.


Os sintomas da dengue clássica geralmente incluem:


Febre alta


A febra alta tem um início repentino e a temperatura corporal está em torno de 39 a 40ºC. A febre significa que o corpo está começando a combater o vírus produzindo anticorpos, e, portanto, é importante começar a descansar para que as energias do corpo estejam concentradas na eliminação do vírus.



Como aliviar: Devem ser utilizados medicamentos que regulam a febre, como paracetamol ou dipirona, preferencialmente indicados pelo médico. Além disso, também pode ajudar a colocar panos úmidos na testa, na nuca e axilas ou tomar banhos ligeiramente frios, para baixar a temperatura corporal.


Náuseas e vômitos


Náuseas e vômitos são outros sintomas comuns da dengue, que ocorrem devido ao mal-estar geral causado pela doença, que também causa falta de apetite, principalmente diante de cheiros fortes.


Como aliviar: deve-se consumir apenas pequenas quantidades de alimentos ao mesmo tempo, evitando consumi-los muito quente ou muito frio, pois pioram o mal-estar. Além disso, deve-se preferir alimentos fáceis de mastigar e digerir, evitando o excesso de sal, pimenta e temperos em geral. 


Dor de cabeça e fundo dos olhos


A dor de cabeça geralmente afeta principalmente a região dos olhos e tende a piorar com o movimento e o esforço das visões.


Como aliviar: Tomar medicamentos para dor, como paracetamol ou dipirona, colocar compressas de água morna na testa ou tomar chás de gengibre, erva-doce, lavanda ou camomila. Confira a lista completa de chás para dengue. 


Manchas vermelhas na pele


As manchas vermelhas são semelhantes às do sarampo, mas aparecem principalmente na região do tórax e braços. A doença pode ser confirmada por prova do laço, no qual é observado o aparecimento de manchas vermelhas na pele depois de amarrar um fio no dedo.


No posto médico, as evidências da alça podem diferenciar os sintomas da dengue e zika, pois na dengue há a formação de mais manchas vermelhas na área avaliada pelo médico. Veja mais sobre como o loop é a prova. 


Como aliviar: as manchas de dengue desaparecem com a evolução do tratamento e, portanto, não precisam de tratamento específico. No entanto, é importante evitar inchaços na pele, pois podem causar sangramento.


Mal-estar extremo e cansaço


Devido à luta para combater o vírus, o corpo gasta mais energia e causa a sensação de cansaço extremo. Além disso, como normalmente o paciente começa a comer mal durante a doença, o corpo fica ainda mais fraco e cansado.


Como aliviar: deve-se descansar o máximo possível, beber muita água para facilitar a eliminação do vírus e evitar ir trabalhar, para a aula ou para fazer atividades que requerem esforços em casa.


Dor abdominal, óssea e articular


A dor abdominal ocorre principalmente em crianças, enquanto a dor nos ossos e articulações geralmente afeta todos os pacientes. Além da dor, a região afetada também pode ficar ligeiramente inchada e avermelhada.


Como aliviar: use medicamentos como paracetamol ou dipirona para aliviar a dor e coloque compressas frias na região para ajudar a delinear as articulações. 


Sintomas da dengue hemorrágica


Os sintomas podem aparecer até 3 dias após os sintomas da dengue clássica e incluem:


  • Sangramento do nariz, gengiva singese ou olhos;
  • Vômitos persistentes;
  • Urina com sangue;
  • Agitação e sonolência;
  • Confusão mental.

Além desses sintomas, em alguns casos, também é possível o aparecimento de outros sinais como a pele úmida, pálida e fria, bem como a diminuição da pressão arterial.


O que fazer se você suspeitar de dengue hemorrágica: você deve ir imediatamente ao hospital para receber cuidados adequados, pois esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for tratada adequadamente no ambiente hospitalar. 


Como o tratamento é feito


O tratamento da dengue é feito com analgésicos e antipiréticos, sob orientação médica, como paracetamol ou dipirona para aliviar os sintomas. Nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicylic, como aspirina ou AAS, deve ser tomado porque eles podem causar sangramento. Para completar o tratamento também é recomendado repouso e ingestão de líquidos, mas o tratamento da dengue hemorrágica deve ser feito no hospital, com o uso de medicamentos e, se necessário, transfusão de plaquetas.


No entanto, nos casos mais graves que requerem internação, a dengue pode complicar, e pode-se observar desidratação, fígado, sangue, coração ou problemas respiratórios.


Sintomas da dengue em bebês


Em bebês e crianças pode ser mais difícil diferenciar essa doença de outras infecções comuns, portanto, se o bebê tiver febre alta súbita deve ser levado ao centro de saúde ou pediatra mais próximo, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar tratamento que pode incluir tomar paracetamol ou dipirona.


Os sintomas em bebês podem ser:


  • Febre alta, 39 ou 40ºC;
  • Prostração ou irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia e vômitos.

O que fazer se você suspeitar que o bebê está doente: você deve levar o bebê ao pediatra, posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.


Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos para o bebê ou criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer uma dieta fácil de digerir, como legumes cozidos e frutas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando o diagnóstico.


Para prevenir e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar sujeira nos pratos das plantas ou manter o quintal sem piscinas de água parada, já que são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas de mosquitos. Além disso, repelentes naturais podem ser usados para prevenir a picada do mosquito da dengue.


Diferença entre dengue e COVID-19


Dengue e COVID-19 são duas infecções muito diferentes, mas podem causar sintomas relativamente semelhantes, como mal-estar geral, dor no corpo, febre, cansaço excessivo ou dor de cabeça.


Ainda assim, existem alguns sintomas que podem ajudar a diferenciar o tipo de infecção:


Imagem: Tua saúde

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem