Concurso Bombeiros abre inscrições com 612 vagas com vários cargos e especialidades.Veja como se inscrever

Imagem: Reprodução/Google


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás deve anunciar em breve um novo edital de concurso público (Concurso de Bombeiros GO 2022). Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (25), a informação de que o Instituto AOCP organizará o edital.


O concurso público dos bombeiros GO 2022 terá 612 vagas para preenchimento em diversos cargos e especialidades. O extrato da dispensa de licitação que confirma o banco foi assinado pelo secretário de Administração, Bruno Magalhães.


Agora, o próximo passo será a assinatura de um contrato entre a corporação e a empresa. Espera-se que essa etapa ocorra nos próximos dias.


Ainda não há uma data oficial para o lançamento do concurso. No entanto, o Governo do Estado já confirmou que em breve mais de 2.000 vagas serão abertas em diversos editais, inclusive para bombeiros.


"Estamos comprometidos em fazer um governo com transparência e boa gestão. A realização de novos concursos públicos era uma questão de tempo. Colocamos a casa em ordem e esse momento chegou: vai chover concurso em 2022. Serão oito, com 2.031 vagas", disse Caiado.


Concurso terá 612 vagas


O concurso público dos Bombeiros de Goiás terá 612 vagas. As chances serão distribuídas em diversas especialidades, da seguinte forma:


Soldado de 2ª Classe (Combatente)


  • São 500 vagas, distribuídas entre homens (450) e mulheres (50).


Soldado de 2ª Classe (músico)


  • São 40 vagas, 38 para homens e 02 para mulheres.


Cadete (aluno oficial)


  • São 60 vagas, 57 para homens e três para mulheres.


Oficial Médico


  • 6 vagas, quatro para a especialidade clínica médica; um para ortopedista; e um para um psiquiatra.


Oficial odontológico


  • 6 vagas, três para a especialidade clínica médica; e um para periodontista; um para protesista; e um para endodontista.


Os cargos de Soldado e Oficial exigem diploma ou certificado de conclusão do ensino superior matriculado em qualquer área do conhecimento, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, de acordo com a Lei Estadual nº 15.704/06, com apresentação na data de incorporação/inclusão/inscrição.


Requisitos gerais para ingressar na corporação


Requisitos básicos para doação no cargo de Soldado de 3ª Classe:


a) Aprovação prévia neste Concurso Público.

b) Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos Federais nº 70.391/72 e N.70.436/72 e art. 12, § 1º, da Constituição Federal.

c) Estar quites com as obrigações eleitorais.

d) Estar mesmo com obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.

e) Ter pelo menos 18 (dezoito) anos e máximo de 30 (trinta) anos de idade na data da inscrição.

f) Ter altura mínima de 1,65m (masculino) e 1,60m (feminino).

g) Ter concluído o ensino superior.

h) Ter aptidão física e não ter uma deficiência que o incapacita para desempenhar as funções do cargo para o qual está concorrendo.

i) Ter bom histórico e adequação moral.

j) Não ser incompatível para nova investidura em cargos públicos.

k) Se Militar: a) ser quadrado, ser classificado, pelo menos, no comportamento "BOM"; b) não comparecer como indiciado em Inquérito Policial Militar ou Conselho Disciplinar; c) não responder a processos criminais; d) não responder a processos civis no caso de infundido ilegal, prejudicial à honra militar ou modéstia; e) não estar na condição de desertor. f) não foram desligados da corporação militar por razões disciplinares.

l) Não sofrer condenação criminal com pena privativa de liberdade, medida de segurança ou qualquer condenação incompatível com o papel de Bombeiro Militar, mesmo que tenha se beneficiado de liberdade condicional ou suspensão condicional da pena.


Requisitos básicos para a investidura no cargo de Estudante Oficial


a) Aprovação prévia neste Concurso Público.

b) Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos Federais nº 70.391/72 e N.70.436/72 e art. 12, § 1º, da Constituição Federal.

c) Ter diploma de conclusão de ensino superior registrado em qualquer área do conhecimento, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

d) Estar mesmo com as obrigações eleitorais.

e) Estar mesmo com obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.

f) Encontre-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis.

g) Não ser incompatível para nova investidura em cargos públicos.

h)Ter aptidão física e não ter uma deficiência que o incapacita para desempenhar as funções do cargo para o qual está concorrendo.

i) Ter pelo menos 18 (dezoito) anos e máximo de 32 (trinta e dois) anos na data da inscrição.

j) Ter altura mínima de 1,65m (masculino) e 1,60m (feminino).

k) Ter bom histórico e adequação moral.

l) Se Militar: a) ser quadrado, ser classificado, pelo menos, no comportamento "BOM"; b) não comparecer como indiciado em Inquérito Policial Militar ou Conselho Disciplinar; c) não responder a processos criminais; d) não responder a processos civis no caso de infundido ilegal, prejudicial à honra militar ou modéstia; e) não estar na condição de desertor. f) não foram desligados da corporação militar por razões disciplinares.

m) Não sofrer condenação criminal com pena privativa de liberdade, medida de segurança ou qualquer condenação incompatível com a função de Bombeiro Militar, mesmo que seja beneficiado pela liberdade condicional ou suspensão condicional da pena.

n) Não ter sido dispensado da Corporação das Forças Armadas, por incapacidade física, permanente ou moral, ou por razões consideradas incompatíveis com os requisitos para a função de bombeiro militar, de acordo com a legislação vigente.

o) Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B", no momento da inscrição no Curso de Formação de Oficiais.

p) Cumprir integralmente as disposições do Edital.


Último Concurso de Fogo GO


O último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi anunciado em 2016, quando teve 290 vagas nos cargos de Soldado 3ª Classe (250) e Cadetes (40). De acordo com o edital, 10% das vagas foram reservadas para mulheres. Os salários oferecidos são de R$ 1.500,00 para Soldado de 3ª Classe e R$ 5.401,43 para Cadete.


Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter nível superior em qualquer área. A Fundação de Amparo à Pesquisa, Ensino e Assistência à Faculdade de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO) coordenaram o concurso do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás.


O concurso teve provas objetivas, discursivas, teste de avaliação física, avaliação médica e avaliação da vida anterior e pesquisa social. A prova do evento teve 50 questões.

Sobre o Teste de Aptidão Física do Concurso de Bombeiros de GOO Teste de Aptidão Física – TAF terá caráter eliminatório apenas e ocorrerá após a Prova de Conhecimento, sendo realizada apenas para candidatos não eliminados na Prova Objetiva e prova discursiva.


Os candidatos selecionados para esta etapa serão convocados por meio de edital, que será publicado no site oficial do Concurso, e os candidatos que não forem convidados para esta Etapa serão eliminados do concurso. O Edital indicará a data, hora e local do TAF, bem como a lista dos candidatos selecionados.


O Teste de Aptidão Física tem como objetivo medir a capacidade mínima necessária para suportar física e organicamente os requisitos decorrentes das atribuições dos cargos de Soldado e Cadete (Aluno Oficial). Nota não será atribuída ao resultado do Teste de Aptidão Física, e o candidato é considerado FIT ou IMPRÓPRIO.


Os candidatos considerados INAPTOs na Prova de Aptidão Física serão eliminados do Concurso Público. Para a realização do TAF será necessário apresentar o atestado médico original, emitido por cardiologista, de acordo com o modelo do Anexo (Modelo do atestado médico para o Teste de Aptidão Física), assinado e carimbado e visivelmente incluindo o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina, comprovando que não possui qualquer doença que o contraindeste para a prática de exercícios físicos descritos no Anexo (Composição e critérios do Teste de Aptidão Física). O certificado deve ser emitido no máximo 30 (trinta) dias, com relação à data do TAF, e deve ser entregue ao avaliador antes do início das provas.


O candidato que deixar de apresentar um certificado ou não apresentá-lo conforme especificado, não poderá realizar o teste, sendo considerado impróprio e será automaticamente eliminado do concurso;


Será considerado INAPTO no TAF o candidato que não fizer as provas nas datas e horários para os quais foi convocado ou que não atinja os desempenhos mínimos estabelecidos no edital. A lista dos candidatos considerados FIT no Teste de Aptidão Física será publicada no site oficial do Concurso.


O Teste de Aptidão Física consiste nos seguintes testes:


a) flexão e extensão dos cotovelos na barra fixa (para candidatos do sexo masculino) e barra estática (para candidatas do sexo feminino);

b) flexão dos braços no chão em quatro suportes (sem apoio do joelho, para candidatos do sexo masculino) e flexão de braços no chão em seis suportes (com apoio do joelho, para candidatas do sexo feminino);

c) corrida de doze minutos (ambos os sexos);

d) natação (50 m para ambos os sexos);

e) cruzamento em altura (ambos os sexos).


Informações do concurso


Concurso: Bombeiros do Estado de Goiás

Banca organizadora: Instituto AOCP

Escolaridade: ensino superior

Número de vagas: 612

Remuneração: a ser definida

Inscrições: a serem definidas

Taxa de Inscrição: a ser definida

Evidência: a ser definida

Situação: ANUNCIADO

Link do último anúncio.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem