Auxílio-doença do INSS: Qual o valor e quantas parcelas posso receber? Confira

Imagem: Reprodução/Google


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por repassar ao segurado o auxílio-doença, que passou a ser chamado de auxílio-doença temporário.


Embora conhecidos, muitos contribuintes ainda têm dúvidas quanto ao seu valor e ao tempo em que é pago. Tire alguns deles em seguida!


Quanto tempo é o auxílio-doença?


Normalmente, a duração do auxílio-doença é determinada com base nas informações repassadas pelo perito do INSS durante o procedimento forense, realizado antes da liberação do benefício.


Ou seja, no momento da avaliação do segurado, cabe ao médico responsável pela avaliação definir o tempo necessário para a recuperação do quadro clínico do trabalhador. Assim que o período de melhoria termina, o benefício também é descontinuado.


Com exceção dos casos em que a perícia do INSS não estabelece a duração do auxílio-doença, o prazo então considerado por lei é de 120 dias.


Qual é o valor do auxílio-doença?


O segurado pode descobrir quanto receberá em auxílio-doença usando um cálculo que considere todos os salários, inclusive os do início de sua carreira, que geralmente são menores. Essa regra entrou em vigor logo após a implementação da Reforma da Previdência 2019.


Basicamente, o valor do auxílio-doença equivale a 91% do salário de benefício, que consiste na média aritmética de todos os salários dos anos de contribuição, como mencionado acima.


Portanto, comece pelo cálculo da média aritmética simples de 100% das contribuições de julho de 1994 até o dia da remoção. Em seguida, aplicar na média encontrou o coeficiente de 91%, cujo valor não pode ser superior à média dos últimos 12 meses de contribuição.


A partir dessa resolução será possível encontrar o valor do auxílio-doença, conhecido como Renda Mensal Inicial (RMR). No caso de segurados especiais – como trabalhadores rurais, pescadores e indígenas – o benefício tem um salário mínimo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem