Atenção! Descubra se dores na coluna podem antecipar a aposentadoria dos trabalhadores

Imagem: Reprodução/Google


Limitações de trabalho causadas pela dor nas costas podem antecipar a aposentadoria dos trabalhadores. Ainda mais se a origem da doença estiver relacionada à atividade realizada pelo trabalhador. Confira 5 doenças que podem permitir acesso mais rápido aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


A aposentadoria mais comum nesses casos é por invalidez. Quando o profissional não consegue mais voltar ao trabalho, definitivamente, porque sente dor constante.


Dor nas costas e aposentadoria


Muitos trabalhadores reclamam da dificuldade em provar ao INSS que a dor nas costas impossibilita a continuidade do trabalho. Por isso, é sempre importante reunir o maior número de documentos na solicitação do benefício.


Por exemplo, exames e laudos médicos que confirmem a situação do trabalhador podem ajudar na antecipação da aposentadoria. As doenças mais comuns nesta parte do corpo são: hérnia de disco; osteofitose; desopatia degenerativa; protusão disc e cervicalgia.


Todo trabalhador, especialmente aqueles que trabalham com peso, devem ficar de olho nos sintomas e procurar atendimento médico ao primeiro sinal de problemas nas costas.


No caso do disco hérnia, por exemplo, os sintomas mais comuns são a dor que começa na coluna e atinge até as pernas, além de um forte desconforto na região lombar e sensação de formigamento.


A osteofitose, popularmente conhecida como "bico de papagaio", causa dor severa nas costas e perda de força muscular, além de reflexos e sensibilidade.


Outra doença que afeta a coluna vertebral é a descolato degenerativa. A dor também começa na lombar e cervical, com dormência e fraqueza. A saliência do disco cervical também indica que algo não está indo bem, com sintomas como dor no ombro, braços e pescoço.


Estes são apenas alguns exemplos. Se o trabalhador tiver alguma outra doença que impossibilite a realização das atividades, ele também tem o direito de entrar no pedido de aposentadoria por invalidez junto ao INSS.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem