As donas de casa têm direito a aposentadoria do INSS? Confira aqui

Imagem: Reprodução/Google


A aposentadoria é um dos maiores desejos de todo trabalhador que trabalha com carteira assinada e contribui para o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, ainda existem dúvidas relacionadas a esse assunto, como se as donas de casa têm direito a essa aposentadoria?


Então, se você é uma pessoa que também sofre desse tipo de dúvida, você está no lugar certo, continue lendo e verifique se, de fato, as donas de casa, que não trabalham com carteira assinada e não têm salário fixo, têm direito à aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social.


Como saber se as donas de casa têm direito à aposentadoria do INSS?


De acordo com as Regras previdenciárias, para ter acesso ao direito de aposentadoria do INSS, é necessário que a pessoa faça uma contribuição ao INSS por pelo menos 15 anos para ter acesso a esse direito.


No caso das mulheres, em 2022, no entanto, é necessário ter 61 anos e 6 meses para que o benefício seja solicitado. Assim, após a solicitação e entrega dos documentos, a Previdência Social tem até 45 dias para aceitar ou não a solicitação.


No entanto, em relação às donas de casa, elas só terão direito à aposentadoria se contribuírem para o INSS por meio da Guia da Previdência Social, ou por cartão. Além disso, neste caso, a contribuição é facultativa, com alíquotas de 20% ou 11%. No entanto, vale ressaltar também que a aposentadoria pode ser por tempo de contribuição.


No caso das mulheres, donas de casa, que são vulneráveis, a aposentadoria também será possível e, neste caso, as alíquotas são de 5% em relação ao salário mínimo, comprovando baixa renda.


Por fim, vale ressaltar também que a mulher que paga a alíquota de 5% e deseja ter acesso à aposentadoria do INSS, deve fazer um complemento mensal.


O direito da dona de casa


Quando a dona de casa passa a contribuir para o INSS, ela tem acesso a outros benefícios, assim como outros segurados, tais como:


  • Pensão por morte para o cônjuge;
  • Benefício por idade;
  • Tempo de contribuição;

Assim, você, mulher e dona de casa, que quer ter acesso à aposentadoria do INSS, não perde tempo e corre para fornecer toda a documentação necessária e dar abertura na solicitação do processo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem