Vale-gás em 2 dias: Por que ainda não entrei no programa? Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google


O Ministério da Cidadania confirmou que os pagamentos do botijão de gás serão retomados em dois dias, na próxima quinta-feira, 14. Mais de 5,5 milhões de brasileiros receberam a última parcela do benefício em fevereiro, mas o número ainda é pequeno próximo ao número de pessoas que têm direito a ele.


O plano do governo é continuar adicionando mais cidadãos à folha de pagamento da iniciativa a cada dois meses, que é a diferença entre os pagamentos do programa. A expectativa é que até setembro de 2023 todos os beneficiários do Brazil Aid faça parte do vale-alimentação.


Além de não ser selecionada, há outras razões pelas quais uma família ainda não está recebendo transferências bimestrídimas.


Quem tem direito ao carimbo de gás?


A primeira coisa que o interessado deve fazer é verificar se está dentro dos critérios de elegibilidade do programa. Aqui está quem tem direito ao carimbo de gás:


  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); ou
  • Famílias compostas por um membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência (PCD).

As regras do programa também deixam claro que as famílias de mulheres vítimas de violência doméstica sob proteção de medidas emergenciais têm preferência nos pagamentos.


Estou nos critérios, o que faço?


Para quem faz parte do público-alvo do vale do gás, mas ainda não dentro do programa, o que resta é esperar. O Ministério da Cidadania faz a seleção automaticamente com base nos dados relatados no CadÚnico, portanto não há muito o que fazer após a inscrição.


Enquanto aguarda, o cidadão deve consultar o aplicativo oficial do Brazil Aid para ver se ele foi incluído no programa. Vale ressaltar que é importante manter as informações atualizadas no sistema governamental para evitar inconsistências quando há uma referência cruzada de dados com outras bases de dados.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem