INSS determina aumento de 25% no salário para este grupo de segurados.

Imagem: Reprodução/Google


Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), você sabia que em alguns casos seu salário pode aumentar em cerca de 25%? É um pagamento que é feito para as pessoas que precisam da assistência permanente de outra, ou seja, quando elas não podem cuidar de si mesmas, então outra pessoa precisa ajudá-las a fazer certas tarefas. Esse subsídio está previsto na Lei 8.213/91, pela Constituição Federal, por se referir à dignidade humana.


Trata-se de um benefício por invalidez, que pode ser concedido a aposentados ou pensionistas do INSS que não estejam aptos a exercer qualquer atividade no trabalho ou profissional, devido à sua incapacidade total e irreversível.


Vale lembrar que o aposentado ou pensionista também pode alcançar esse aumento de 25% se ele se tornar inválido após a concessão da aposentadoria.


Veja que tipos de doenças lhe dão direito a um aumento de 25%


  • Cegueira total;
  • Perda de nove dedos ou mais alto do que isso;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese é impossível;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda de uma mão e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
  • Perda de um membro superior e um membro inferior, quando a prótese é impossível;
  • Alteração de faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Doença que requer permanência contínua no leito;
  • Incapacidade permanente para atividades de vida diária.

É por isso que devemos estar sempre conectados sobre as informações sobre os benefícios dos aposentados e pensionistas, para que saibamos corretamente todos os seus direitos.


Quanto foi o aumento para quem ganha acima da aposentadoria mínima. O valor pago aos segurados previdenciários que ganham mais de um salário aumentou 10,16%, mas com exceção dos beneficiários que começaram a receber a partir de 21 de Fevereiro de 2021.


Com esse aumento, as pensões pagas pelo INSS que eram do valor de R$ 6.433,57 subirão para R$ 7.087,22 em 2022.


Como é feito o cálculo para o ajuste da aposentadoria?


Além de ter um aumento, esse cálculo é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com esse aumento, o valor da aposentadoria também será reajustado em 2022. De acordo com o aumento do salário mínimo, o Teto do INSS e suas outras variações nos benefícios.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem