Gestantes podem receber Auxílio Brasil e outros benefícios; Confira quais

Imagem: Reprodução/Google


A gravidez é certamente um momento muito importante na vida de várias mulheres, e por isso há garantias para salvaguardar esse momento. Com isso, o Estado busca melhores condições que evitem riscos à saúde da mãe e também da criança. Por isso, localizamos aqui quais os direitos de uma gestante no Brasil e como recorrer a elas. Verificar!


Quais são os direitos de uma mulher grávida?


Ajuda Brasil


A partir de 2022, as gestantes têm mais uma ajuda neste momento, que é o Benefício de Composição Gestante. Nesse caso, esse benefício funciona como um valor extra no pagamento do Auxílio Brasil, que é o programa que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade.


Portanto, a mãe deve estar previamente cadastrada no Brazil Aid para receber o valor extra. Em seguida, em caso de gravidez, é preciso atualizar o cadastro com comprovação médica no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica. Assim, haverá o recebimento de R$ 400,00 do Auxílio Brasil, mais os R$ 65,00 do Benefício de Composição Gestante.


Salário maternidade


O salário maternidade serve como um complemento à licença maternidade. Ou seja, ele oferece à mãe que trabalha uma quantia durante o tempo em que estará longe de seus deveres. Nesse caso, a duração total do benefício é de 120 dias, e o pedido do valor no INSS deve ser feito 28 dias após a entrega. Além disso, mulheres que estão desempregadas, mas que contribuíram para o INSS, também podem se candidatar.


Atividade insalubre


Por fim, vamos mencionar um benefício pouco conhecido, que é o direito à remuneração em caso de insalubridade, ou seja, se a mãe trabalha em uma área onde há riscos de insalubridade, ela deve ser removida o mais rápido possível. No entanto, continuará recebendo seu salário devido, bem como a insalubridade adicional durante toda a gravidez.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem