Décimo terceiro antecipado: 1ª parcela tem pagamento neste mês; Confira calendário

Imagem: Reprodução/google


Este ano teremos mais uma rodada de antecipação do décimo terceiro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi confirmada pelo Governo Federal com a Portaria Dirben/INSS nº 1002, publicada no Diário Oficial da União.


Além disso, o calendário de pagamentos já está definido, e neste artigo você terá acesso à programação completa.


Décimo terceiro antecipado


As parcelas do 13º salário serão pagas juntamente com o benefício de cada mês.


A primeira parcela do décimo terceiro do INSS equivale a 50% do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano.


Para a segunda parcela, são aplicados descontos no imposto de renda. Além disso, aqueles que tiveram o benefício concedido após janeiro receberão os valores proporcionalmente.


O governo ressalta que a antecipação dos pagamentos do décimo terceiro inss não terá impactos orçamentários nos cofres da União, uma vez que os recursos já estavam previstos no Orçamento deste ano e só serão antecipados.


Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS receberão a antecipação do 13º salário em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, a medida injetará cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.


Medida já foi aplicada em anos anteriores


Em 2020 e 2021, por causa da pandemia, o Governo Federal antecipou o benefício. Para este ano, o mecanismo foi mantido, e o cronograma de pagamento aplica a transferência das duas parcelas no primeiro semestre.


Você está esperando para saber a data exata em que créditos começam? Tudo bem, vamos te dizer. A data de início é 25 de Abril.


13º calendário do INSS


Veja a programação divulgada.


1ª parcela – Recebimento até um salário mínimo



Imagem: Reprodução/google


1ª parcela – Recebimento acima de um salário mínimo



Imagem: Reprodução/google

2ª parcela – Recebimento até um salário mínimo



Imagem: Reprodução/google


2ª parcela – Recebimento acima de um salário mínimo



Imagem: Reprodução/google




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem