Conta de luz: Tarifa extra termina neste mês, anuncia Jair Bolsonaro

Imagem: Reprodução/Google


O presidente Jair Bolsonaro disse que a tarifa extra na conta de luz será extinta a partir de 16 de Abril. Assim, as faturas de milhões de brasileiros terão uma redução significativa nos valores. Veja qual será o desconto planejado pelo governo.


Lembrando que quem faz parte do Programa da Tarifa Social de Energia Elétrica não precisa mais desembolsar os valores extras. Neste caso, já ocorre um subsídio do governo.


Fim da cobrança extra na conta de luz


Geralmente, as contas de luz têm uma das quatro bandeiras: verde, amarelo, vermelho 1 e vermelho 2, a primeira das quais não tem custos e as demais acrescentam valores de acordo com o consumo. Mesmo assim, mesmo em 2021, foi concluído pelo governo que seria necessário adotar uma tarifa extra.


A bandeira da escassez de água foi criada por causa da situação dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas do país. Com baixos níveis e temendo um apagão, o Ministério de Minas e Energia instituiu o montante de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


O valor é uma tentativa de fazer com que os custos pesem nos bolsos dos consumidores e na economia de energia. Além disso, os valores ajudam a compensar o uso de usinas termelétricas, que geram energia de forma mais cara.


Agora, em abril, a bandeira da escassez de água deixará de existir e dará lugar à bandeira verde, que não tem taxa. Foi o próprio Bolsonaro quem anunciou a medida do Governo Federal.


"Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá uma redução de cerca de 20%", postou o presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais.


Após o presidente publicar a informação, o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que a tarifa extra será extinta e justificou a medida, que começou no ano passado, por meio de nota oficial.


"Em 2021, o Brasil enfrenta a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais", disse o MME.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem