Conheça os principais sintomas de apendicite e saiba quando ir ao médico

Imagem: Reprodução/Google


O principal sintoma da apendicite aguda é uma dor abdominal intensa, localizada no lado inferior direito da barriga, perto do osso do quadril.


No entanto, a dor da apendicite também pode ficar mais leve e acontecer em toda a região da barriga sem ter um local específico. Depois de algumas horas, é comum que essa dor se mova até que esteja localizada em cima do apêndice, ou seja, no lado inferior direito da barriga.


Além da dor, outros sintomas clássicos de apendicite incluem:


  • Perda de apetite;
  • Alteração do trânsito intestinal;
  • Dificuldade na liberação de gases intestinais;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre baixa.

Além disso, outra maneira que pode ajudar a confirmar apendicite, é fazer uma pressão rápida no local da dor e, em seguida, liberar rapidamente. Se a dor ficar mais intensa, pode ser sinal de apendicite e, portanto, é aconselhável ir ao pronto-socorro para passar por uma avaliação médica e fazer exames, como ultrassom, para confirmar se há alguma alteração no apêndice.


Sintomas de apendicite em bebês e crianças


Apendicite é um problema raro em bebês, no entanto, quando acontece, causa sintomas como dor abdominal, febre e vômitos. Além disso, também pode ser observado, em alguns casos, um inchaço e extrema sensibilidade ao toque na barriga, o que faz com que o bebê chore.


Em crianças, os sintomas evoluem mais rapidamente em comparação com os sintomas em adultos, e há maior risco de perfuração por apresentar maior fragilidade no abdômen.


Portanto, se houver suspeita de apendicite, é muito importante ir imediatamente ao pronto-socorro, ou ao pediatra, para que os exames necessários sejam realizados e o tratamento adequado seja iniciado rapidamente.


Sintomas de apendicite em gestantes


Sintomas de apendicite em gestantes podem surgir a qualquer momento da gravidez, porém são mais frequentes nos dois primeiros trimestres de gravidez.


Sintomas de apendicite nos primeiros 2 trimestres, que podem se mover para a parte inferior da barriga. No entanto, ao final da gravidez, os sintomas podem ser menos específicos e, portanto, podem ser confundidos com contrações no final da gravidez ou com outros desconfortos abdominais, o que pode dificultar o diagnóstico e retardar o tratamento.


Sintomas de apendicite crônica


Embora a apendicite aguda seja o tipo mais comum, algumas pessoas podem desenvolver apendicite crônica, na qual surge dor abdominal generalizada, podendo ser um pouco mais intensa no lado direito e abdômen inferior. Essa dor pode durar vários meses ou anos, até que o diagnóstico correto seja feito.


Quando ir ao médico


Você deve ir ao pronto-socorro imediatamente se os sintomas de apendicite aparecerem, especialmente se depois de algumas horas você também aparecer:


  • Dor abdominal aumentada;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios e tremores;
  • Vomitando;
  • Dificuldades na evacuação ou liberação de gases.

Esses sintomas podem indicar que o apêndice se rompeu e que as fezes se espalharam pela região abdominal e podem causar uma infecção grave.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem