Concurso INSS: Novo pedido com 7,8 mil vagas; Entenda

Imagem: Reprodução/Google


Rumores tomaram conta das redes sociais na noite desta terça-feira, 19 de abril de 2022, com um suposto novo pedido para o concurso do INSS. A meta seria garantir 7.830 vagas em cargos de nível médio e superior no Instituto Nacional do Seguro Social. Mas isso é verdade mesmo?


De acordo com o INSS, não. A equipe de Competições do Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do instituto. Ela disse que não há nova inscrição. A última – e oficial – diz respeito às 7.500 vagas solicitadas em 2021.


Concurso do INSS: Município nega pedido de 7.800 vagas


Segundo os rumores, das 7.830 vagas solicitadas, 6.084 seriam preenchidas na carreira de técnico previdenciário, o que exige o nível médio e tem ganhos de R$ 5.186,79. As vagas remanescentes, que somariam 1.746, seriam para o cargo de analista previdenciário, que exige nível superior e tem remuneração de R$ 7.659,87.


Ministro informou que edital pode sair em 2022


No final de março, José Carlos Oliveira tomou posse ministro do Trabalho em solenidade no Palácio do Planalto. Durante seu discurso, ele comentou que o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ter publicado edital em 2022.


O ministro nomeado mostrou, em seu discurso, otimismo para que o concurso do INSS seja aprovado pelo governo e o edital saia em 2022. No entanto, o número de vagas não deve ser o número que foi inicialmente solicitado.


A concorrência do INSS é mais do que o esperado no Brasil, pois a agência já tem um déficit estimado de 23 mil funcionários, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Assistência Social.


É importante lembrar que o INSS teve uma redução significativa no quadro do servidor recentemente. De janeiro de 2018 a fevereiro de 2021, por exemplo, houve redução de 1.431 servidores para 726 servidores, representando 49% do déficit.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem