A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem 1 salário mínimo e têm 4 como número final do cartão de benefício (sem considerar o último dígito do verificador, que aparece após o traço) será liberada nesta quinta-feira (28). Os pagamentos serão feitos juntamente com os benefícios de Abril.
A segunda parcela do 13º deste grupo será paga em 30 de Maio.
O decreto com a antecipação do benefício foi assinado em março. Este será o terceiro ano consecutivo em que os segurados do INSS receberão o 13º antes das datas tradicionais de Agosto e Dezembro.
Aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber o 13º com antecedência nesta segunda-feira (25). Até 6 de maio, mais de 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela.
A maioria recebe 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem começou a receber o benefício após janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
Confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito de cheque, que aparece após o painel.
Calendários de pagamento
Quem recebe
Atualmente, há mais de 36 milhões de pessoas com direito a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.
Por outro lado, aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo tiveram um reajuste de 10,16% na remuneração – o teto dos benefícios do INS passou de R$ 6.433,57 para R$ 7.087,22.
Como consultar os benefícios
- Uma forma simples de consultar os benefícios do INSS é através da central de atendimento pelo telefone 135. Ao ligar, digite o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- O segurado pode acessar o site do Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer login, na tela inicial, clique no serviço "Declaração de Pagamento" e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;
- A consulta de benefícios também pode ser feita através do aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, desde o início, é necessário fazer login, e então todos os serviços e históricos disponíveis das informações do beneficiário serão listados.
Postar um comentário