Atenção! Conta de luz pode ficar até 20% mais barata a partir do dia 16 de Abril. Veja detalhes

Imagem: Reprodução/Google


O Presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na semana passada o fim da bandeira da Escassez de Água, que acabou aumentando o valor da conta de luz de muitas pessoas há alguns meses. Agora, com o retorno da bandeira verde a partir de 16 de Abril, a tarifa de energia brasileira deverá ser até 20% mais barata.


O Governo Federal estava programado para acabar com a bandeira da Escassez de Água até o final de abril. Mas uma decisão do presidente Bolsonaro antecipou a troca pela bandeira verde em 15 dias. Com isso, o cidadão poderá pagar menos no próximo mês com a conta de energia.


Bandeira da Escassez de Água aumentou a conta de energia do brasileiro


A Bandeira da Escassez de Água entrou em vigor em Setembro de 2021. Assim, para cada 100 kWh consumidos, o cidadão precisava pagar um valor de R$ 14,20.


O custo extra foi cobrado para incentivar o racionamento e compensar os custos de energia, que ficaram mais caros por causa do longo período de seca e escassez de recursos hídricos no ano passado, considerado o pior em 91 anos.


Atualmente, apenas as famílias participantes do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ficam de fora dessas mudanças na bandeira tarifária. Isso porque eles pagam de acordo com o valor divulgado mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que oferece um desconto de até 65% para quem não ultrapassar os 220 kWh.


Vale ressaltar que, além desse grupo, os moradores de áreas não ligadas ao Sistema Interligado Nacional, como o estado de Roraima, também não precisam pagar a bandeira tarifária mais cara.


Distribuição de energia


A Bandeira da Escassez de Água foi criada para financiar a geração, transmissão e distribuição de energia em meio à estação seca. Na época, era necessário acionar as termelétricas, cujo custo tem um valor maior.


No entanto, segundo o Ministério de Minas e Energia, as medidas tomadas pelo governo, associadas ao aumento da incidência de chuvas, permitiram a paralisação das usinas térmicas e, consequentemente, a redução da tarifa de energia para as residências dos brasileiros.


Vale ressaltar que o sistema de bandeiras tarifárias criado pela ANEEL permite o bom uso da energia elétrica. Na prática, bandeiras em verde, amarelo ou vermelho (pousos 1 e 2) mostram se a energia custará mais ou menos com base na sua capacidade de geração.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem