Alterações na CNH! Confira novas regras para ser habilitado em 2022

Imagem: Reprodução/Google


Os brasileiros que desejam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2022 devem estar atentos. Há novidades da CNH que agora serão cobradas para que o processo seja concluído. Então, se sua intenção é terminar o ano habilitado, vale a pena conferir o que mudou na legislação vigente de trânsito.


Notícias da CNH mudam as regras a serem habilitadas


O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe algumas mudanças para motoristas de carros e motocicletas em todo o país. Sua versão modificada mais recente foi lançada no ano passado, mas muitas pessoas só sentirão as diferenças a partir de 2022.


Em resumo, as notícias da CNH trazem mudanças nos prazos, modelos, notas finas e alguns outros tópicos.


Veja quais são as novidades da CNH para 2022


A nova CTB estabelece que para quem tirar a CNH em 2022 a validade do documento passa a ser de 10 anos. Isso se aplica exclusivamente a motoristas com menos de 50 anos de idade. Motoristas entre 50 e 70 anos devem renovar após 5 anos de uso. Enquanto isso, os idosos com mais de 70 anos precisam respeitar um período de três anos (3 anos) para renovar a qualificação.


O Detran de cada estado será responsável pelo envio de lembretes e notificações informando sobre o vencimento. Dessa forma, cada motorista receberá o aviso com 30 dias de antecedência antes da data de validade. Fora isso, para renovação, será necessário quitar todas as dívidas relacionadas aos veículos em seus nomes.


Notícias da CNH mudam pontuação de multas


Com o novo CTB, o limite de pontos que podem ser atingidos aumentou de 20 para 40, e cada infração desvaloriza:


  • 3 pontos - infração menor;
  • 4 pontos - infração média;
  • 5 pontos - infração grave;
  • 6 pontos - infração gravíssima.


Ao atingir o limite de 40 pontos, a CNH é suspensa e o motorista precisa enfrentar um processo de reciclagem para recuperar o direito de entrar. No entanto, a conta para atingir o limite não é linear e varia de acordo com a gravidade da multa.


As novas regras da CNH afirmam que o documento será suspenso quando:


  • O motorista chega a 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, sem qualquer infração grave ou se você se envolver em uma atividade remunerada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem