Veja quais são as novas regras para renovar ou retirar CNH.

Imagem: Reprodução/Google


A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para quem quer dirigir no Brasil. Nesse sentido, a partir de 2022 novas medidas foram adotadas para quem vai renovar a carteira ou então iniciar o processo para ter uma. Por isso, é importante saber mais sobre quais serão as novas regras para renovar a CNH.


Veja quais são as mudanças físicas


Diante da Resolução 866/2021, os motoristas que iniciarem o processo de retirada da licença e aqueles que a renovarem este ano poderão observar algumas mudanças no modelo.


A partir de Junho será possível identificar as seguintes alterações na CNH física:


  • Marcas que só podem ser vistas sob luz ultravioleta;
  • Holograma na parte inferior; Documento em verde e amarelo;
  • Tinta fluorescente que brilha no escuro;
  • Letra P de "Permissão" (temporária) ou letra D de "Definitivo" (oficial);
  • Quadro com design de veículo equivalente à categoria de qualificação;
  • Assinatura abaixo da foto.
  • Além disso, vale ressaltar que para os motoristas que não precisam renovar sua carteira este ano, não será obrigatório mudar para o novo modelo.

Confira as regras de renovação da CNH


Além da mudança física do documento, algumas condições processuais também mudarão. Nesse sentido, a partir de junho de 2022, as pessoas que levarem a carteira terão um prazo maior para atualizar o documento.


Assim, a validade seguirá os seguintes critérios: 3 anos para motoristas acima de 70 anos; 5 anos para motoristas com idade entre 50 e 70 anos; 10 anos para motoristas até 50 anos de idade.


Além disso, ao final do término da licença com um mês de antecedência o Detran notificará o motorista sobre a necessidade de validar o documento. Dessa forma, os motoristas não terão que olhar para a data diretamente na CNH.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem