Refinancie sua dívida do Fies em 150 parcelas ainda hoje: Saiba como fazer

Imagem: Reprodução/Google


Todos os estudantes que assinaram contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem solicitar o refinanciamento da dívida a partir da última segunda-feira (7). Credores e instituições financeiras responsáveis pelas cobranças são obrigados por lei a oferecer descontos entre 12% e 92%. Ainda de acordo com informações do governo, o saldo da dívida pode ser renegociado em até 150 meses, dependendo de cada situação.


As novas regras foram definidas pela Medida Provisória (MP) nº 1.019/22. Essa regra tornou-se lei e entrou em vigor na última semana, 1º de março. Segundo informações públicas, a taxa de inadimplência é de 51,7%, o que representa quase 2 milhões de contratos que ainda estão em fase de quitação do Fies. O valor devido é de R$ 87,2 milhões.


Quais estudantes podem solicitar o refinanciamento da dívida do Fies?


As regras dizem que qualquer universitário com contrato mantido até 2017 pode solicitar o refinanciamento. O tempo de parcelamento e os juros dependem diretamente da situação individual de cada beneficiário do programa.


As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) receberão um desconto de 92%. Assim como os alunos que foram aprovados para receber ajuda emergencial nos últimos anos.


Vale ressaltar que mais de 540 mil alunos estão com mais de 1 ano de atraso nas parcelas. Esses cidadãos terão acesso a descontos de 86,5% de todo o saldo devedor.
Por fim, quem estiver em atraso no prazo de 90 a 360 dias, poderá solicitar 12% de desconto, com isenção de multas e taxas, além de parcelamentos em 150 meses.

Como solicitar o parcelamento do Fies?


Para solicitar o refinanciamento da dívida do Fies, o estudante pode entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal, através do site do banco. Em seguida, basta confirmar a aceitação das regras, realizar a simulação e pagar a primeira parcela que será gerada.


Se sua conta estiver vinculada ao Banco do Brasil, o procedimento é o mesmo. As informações estão disponíveis através do próprio aplicativo bb. O valor mínimo da parcela é de R$ 200.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem