O novo ID pode ser emitido gratuitamente. No momento da emissão, caso o solicitante da nova Carteira de Identidade ainda não tenha um CPF, o órgão competente registrará o cidadão no Cadastro Individual.
Novo RG digital: veja a validade do documento
Este novo documento digital utilizará apenas o CPF como referência. O objetivo desta unificação é facilitar o trabalho da polícia durante a abordagem dos suspeitos. O novo RG possui um aspecto uniforme em todo o território nacional, com tamanho menor em relação ao utilizado atualmente e a emissão pode ser realizada digitalmente e/ou em papel.
Além disso, ele terá mecanismos de prova de autenticidade, como o estojo QR Code para digitalização. Com essa notícia, o governo espera que o novo RG digital reduza o volume de falsificação de documentos de identificação.
Emissão do novo documento
A emissão do ID digital será gratuita e a população poderá acessar o documento através do portal Gov.br, plataforma de atendimento e relacionamento do cidadão com o Governo Federal.
O documento começou a ser produzido no Brasil no início de março de 2022. O governo estabeleceu um prazo de 6 de março de 2023 para que os estabelecimentos responsáveis possam se adaptar ao novo formato de documento.
Para atualizar sua documentação, você precisará comparecer a um instituto de identificação local próximo e apresentar sua certidão de nascimento ou casamento.
Postar um comentário