Lei obriga pagamentos do Auxílio Brasil e vale-gás ao mesmo tempo? Confira

Imagem: Reprodução/Google

Os brasileiros de baixa renda atualmente podem contar com dois importantes programas do governo federal: o Auxílio Brasil e o vale-gás. Mais de 18 milhões de famílias receberam o primeiro benefício em Fevereiro, enquanto o segundo chegou a cerca de 5,5 milhões de beneficiários.


Isso significa que muita gente que faz parte do Auxílio Brasil ainda não recebeu nenhuma parcela do vale-gás. O que essa parte da população quer saber agora é quando terá acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo.


Por lei, o governo não tem nenhuma obrigação de incluir todos os aprovados do programa social na folha de pagamento da iniciativa que oferece subsídio para compra do gás de cozinha. Apesar disso, o Ministério da Cidadania tem planos de ampliar o programa nos próximos meses.


Embora as famílias que recebem o Auxílio Brasil tenham preferência no recebimento do vale-gás, essa foi apenas uma escolha do governo. É bem possível que o programa continue atendendo somente uma pequena parcela dos beneficiários durante os próximos anos.


Auxílio Brasil


O programa de transferência de renda foi criado em novembro do ano passado para substituir o extinto Bolsa Família. Em Janeiro e Fevereiro, mais de 3,5 milhões de famílias entraram na iniciativa e estão recebendo parcelas mínimas no valor de R$ 400.

O próximo repasse do benefício ocorrerá entre os dias 18 e 31 de Março, compreendendo os dez últimos dias úteis do mês.


Vale-gás nacional


Oficialmente batizado de Auxílio Gás dos Brasileiros, ele oferece um subsídio de 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Os repasses podem ser feitos a cada dois meses, então é possível que o próximo só ocorra em Abril.


Desde a última semana, membros do governo estão discutindo a possibilidade de ampliação do vale-gás para mais pessoas. O motivo é o aumento nos preços do petróleo no mercado internacional, cujos efeitos devem chegar ao Brasil em pouco tempo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem