Qualquer cidadão que possua um veículo como carro, moto, caminhão, ônibus, van ou micro-ônibus está sujeito a esta contribuição. O montante é o dinheiro responsável pelo custeamento das despesas do Estado, bem como investimentos em obras e serviços.
É importante ressaltar que o governante tem o direito de definir quais despesas são mais necessárias, sem ter que ser aplicada exclusivamente no recapeamento de estradas ou malha viária.
Do produto recolhido, 50% destina-se ao Estado e os outros 50% ao município onde o veículo é licenciado, registrado ou registrado. No final, o dinheiro é recebido pelos Estados e pelo Distrito Federal por meio das Secretarias da Fazenda. Cabe a cada unidade federativa estabelecer a alíquota que se concentrará no IPVA.
Cálculo do IPVA
O cálculo do IPVA é feito com base no preço de mercado do carro. O cálculo também utiliza como referência o valor venal do veículo, variando de 1,5% a 4%. Esta taxa é a taxa do IPVA, podendo variar entre um estado e outro.
No caso dos carros usados, o valor do IPVA é estabelecido por meio de levantamento realizado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E a tabela Fipe diferencia os veículos por make, modelo e ano de fabricação.
Pagamento ipva
Em alguns estados o parcelamento pode chegar até cinco meses. Mas para que esse modelo de pagamento entre em vigor, é necessário efetuar o pagamento da primeira parcela até a data de vencimento definida no calendário em questão.
Se por algum motivo o imposto não for pago pelo proprietário do veículo em 2022, ele será impedido de renovar o registro anual (CRLV). Vale lembrar que dirigir com o carro sem o registro atualizado pode resultar em multa, além de perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em casos extremos, o veículo pode ser apreendido.
Isenção de IPVA
Como em outros impostos, também é possível obter isenção do IPVA, apesar disso, é necessário adequar as regras específicas de cada estado para tal benefício.
Normalmente, a isenção é concedida aos contribuintes que têm algum tipo de deficiência, que sofrem de doenças crônicas, ou que tiveram que se readaptar a quaisquer limitações físicas ou mentais.
- Amputação;
- Artrodese;
- Artrite;
- Arthrogriposis, Câncer de Próstata Pós-Cirúrgico;
- Doenças cardíacas;
- Cirurgia da Coluna;
- Cirurgia do Joelho;
- Cirurgia de Pulso;
- Cirurgia e/ou Lesão no Ombro;
- Cdromacia patelar;
- Incapacidade Mental;
- Deficiência Visual;
- Doença de Parkinson;
- Encurtamento de membros;
- Esclerose Múltipla;
- Escoliose;
- Acentuado;
- Espondilite anquilosante;
- Ostomias;
- Hérnia de Disco;
- Insuficiência renal;
- Lesão por esforço repetitivo (RES);
- Malformação;
- Mastectomia;
- Neonismo;
- Neuropatias diabéticas;
- Ostomia;
- Paralisia;
- Paralisia cerebral;
- Poliomielite;
- Problemas graves na coluna vertebral;
- Prótese de fêmur;
- Prótese interna ou externa;
- Quadrantectomia;
- HIV;
- Síndrome do Túnel do Carpo;
- tendinite crônica;
- Tetraparesia;
- Tetraplegia, entre outros.
Postar um comentário