Dinheiro esquecido em bancos: Confira no link abaixo o calendário para repescagem

Imagem: Reprodução/Google


Além de um cronograma normal para verificação na plataforma Valores a Receber, o Banco Central definiu outras datas para quem perdeu o prazo original. Confira, em nosso artigo, o calendário de recapitulação do dinheiro esquecido nos bancos.


Pessoas físicas ou jurídicas (empresas) podem ter valores que não foram sacados em contas fechadas em bancos. Cerca de R$ 8 bilhões ainda estão à espera dos proprietários.


Inicialmente, as pessoas podem verificar se têm algum dinheiro esquecido através do calendário abaixo, que segue a data de nascimento para pessoas físicas ou fundação da empresa:


  • Antes de 1968: 07 a 11 de Março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: 14 a 18 de março de 2022;
  • Depois de 1983: 21 a 25 de março de 2022.

Calendário de recapitulação de dinheiro esquecido


Além do cronograma original, o Banco Central criou um calendário de recapitulação para aqueles que perderam as datas originais de consulta e solicitação de devolução de recursos. Confira os dias:


  • Antes de 1968: 12 de março de 2022;
  • Entre 1968 e 1983: 19 de março de 2022;
  • Depois de 1983: 26 de março de 2022.

O que acontece se a pessoa perder a repescagem do dinheiro esquecido?


Quem perder a repescagem ainda terá o direito de pedir o dinheiro. A partir de 28 de Março, independentemente da data de nascimento ou da fundação da empresa, a consulta e solicitação de devolução do valor podem ser feitas.


Segundo o Banco Central, o direito de pedir o dinheiro esquecido não expira, pois os fundos são de propriedade do cliente, ou seja, é considerado um direito definitivo.


Como pedir dinheiro esquecido


A consulta e solicitação do dinheiro esquecido são gratuitas. A seguir estão os detalhes de como proceder:


  • Acesse a plataforma "Valores a Receber", desenvolvida pelo Banco Central;
  • Em seguida, digite o CPF (para pessoas físicas) ou o CNPJ (para empresa;
  • Informar a data de nascimento (pessoa física) ou fundação da empresa;
  • A plataforma informará o dia de retorno;
  • Em seguida, na data indicada, retorne ao site "Valores a receber";
  • Agora faça login com seu gov.br. Se você não tem uma conta, você precisará criar uma;
  • Digite a plataforma e aceite o termo de incapacidade após a leitura de seu conteúdo;
  • Nesse caso, os Valores a Receber informarão o valor e o banco onde o dinheiro está;
  • Em seguida, você solicita o pagamento via Pix na opção "Solicitar aqui" ou clicar em "Solicitar via instituição" e combinar com o banco na devolução;
  • Dentro de 12 dias úteis, o dinheiro será reembolsado.

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