CNH suspensa por um ano? Detran divulgou nova lista de condutores. Confira

Imagem: Reprodução/Google

No dia 22 de Março, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Detran-DF, fez a divulgação de uma lista com 366 nomes de motoristas que terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa no Distrito Federal.


Esta suspensão significará que esses 366 pilotos ficarão sem o direito de dirigir por um período de 1 ano. A decisão do Detran afeta apenas motoristas que cometeram infrações e acabaram perdendo todos os recursos a que recorreram.


A perda provisória da Carteira Nacional de Habilitação durante o período mencionado de 1 ano decretado pelo Detran do Distrito Federal afetará todos os motoristas que ultrapassaram a quantidade de pontos permitidos pela legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Basicamente, todos que acumularam em suas carteiras 20 pontos ou mais, além de 2 infrações consideradas gravíssimas, serão proibidos de dirigir durante o período de 12 meses consecutivos.


O que pode fazer com que o motorista perca a CNH?


Geralmente as pessoas perdem o direito de dirigir depois de acumular 20 ou mais pontos na carteira de motorista. Por outro lado, o acúmulo de pontos acontece quando o motorista realiza infrações de trânsito, sejam leves, médias, graves ou gravíssimas.


Existem muitos tipos de infrações, mas confira abaixo algumas consideradas muito graves, que são as que mais contam pontos na Carteira Nacional de Habilitação:


  • Dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa;
  • Causar lesão corporal culposa ao dirigir um veículo;
  • Violação da suspensão do direito de dirigir.


Como solicitar recursos


Todas as pessoas que tiveram suas carteiras de habilitação suspensas têm 30 dias para apresentar ao Conselho Administrativo de Recursos De Infração (JARI). A contagem de 30 dias começa a partir do momento em que a notificação é publicada.


Os motoristas infratores que não apresentarem o recurso serão obrigados a cumprir uma multa de 60 dias após o recebimento da notificação. Portanto, esses motoristas estão proibidos de dirigir todo e qualquer tipo de veículo.


Para ter de volta o direito de dirigir, o motorista precisará passar pelo processo de reciclagem e passar no exame. Se o motorista se recusar a fazer as aulas de atualização ou reprovar no exame, ele ainda não consegue dirigir.


A lista para realizar a consulta sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo Detran do Distrito Federal pode ser acessada a qualquer momento no site oficial do Detran-DF.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem