Atenção: Governo libera microcrédito para MEIs e informais. Confira como ter acesso

Imagem: Reprodução/Google


Recentemente, uma nova modalidade de crédito foi anunciada para pessoas físicas e MEI, por meio da Caixa Econômica Federal. A linha de microcrédito, intitulada SIM Digital, deve beneficiar mais de 4,5 milhões de brasileiros.


A Medida Provisória 1.107, que instituiu o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, foi publicada no Diário Oficial e tem como objetivo atender tanto pessoas com nomes negativos quanto MEI, com valores a partir de 1 a 3.000 reais.


Essa nova linha de crédito será disponibilizada pela Caixa em parceria com o Sebrae e estará disponível para contratação a partir da próxima segunda-feira, dia 28.


No caso de pessoa física, para ter direito, será necessário exercer alguma atividade produtiva ou prestar algum serviço, além disso, só poderá realizar o contrato, que não possuía até 31 de janeiro, nenhuma operação de crédito ativo pelo Sistema de Informações de Crédito disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, sendo regra válida também para MEI.


É importante ressaltar que tanto os indivíduos quanto os MEIs que têm convicção relacionadas a trabalhar em condições análogas ao trabalho escravo ou infantil, não poderão solicitar esse crédito.


Como solicitar?


A solicitação deve ser feita após uma atualização cadastral no aplicativo. Isso envolve o envio de documentos, fotos e informações de renda. Depois disso, a hipótese do empréstimo será avaliada. Lembrando que a solicitação só pode ser efetuada a partir desta segunda-feira, 28.


Esta é a primeira vez que um banco disponibilizará uma linha de crédito que inclui negativa, pois será usada como garantia do saldo do FGTS do cidadão.


Um dos requisitos é que o MEI precise ter ou abrir uma conta na Caixa, além de ser necessário comprovar mais de 12 meses de faturamento como MEI, além da necessidade de apresentar alguns outros documentos.


Qual será o valor do empréstimo?


Quem for pessoa física pode solicitar, no máximo, R$ 1.000 reais com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês e parcelamento em 24 meses, enquanto para MEIs o valor máximo será de R$ 3.000 reais e com taxa de juros a partir de 1,99% ao mês e parcelado também em 24 meses.


O empréstimo pode ser solicitado tanto no aplicativo Caixa Tem quanto nas agências da Caixa.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem