Alterações no Código de Trânsito Brasileiro para renovar sua CNH após mudanças.Confira detalhes

Imagem: Reprodução/Google

No último ano foram feitas diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro, também há alterações no texto que remete à Carteira Nacional de Habilitação. Nesse sentido hoje vamos falar um pouco sobre as mudanças que já estão em vigor, com relação ao prazo para renovar sua carteira de habilitação, e os pontos que você pode ter em sua CNH.


Os novos prazos para a renovação do documento foram como:


Com a emenda que já está em vigor pessoas com menos de 50 anos devem fazer a renovação da CNH, a cada três anos, para pessoas entre 50 e 70 anos a renovação será a cada cinco anos e os motoristas com mais de 70 anos devem renovar o documento a cada dez anos.


Para quem ainda tem prazo de validade na carteira, a data ainda é válida, mas a partir do momento em que é renovada, os prazos seguiram a nova determinação.


Agora vamos falar sobre os pontos que cada motorista pode alcançar em sua carteira em um período de 12 meses até que seja suspenso. Antes da nova determinação, a pontuação máxima era de 20 pontos, agora passou para 40 pontos. Verificar:


  • 20 pontos se o motorista tiver duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos se o motorista tiver apenas uma infração grave;

  • 50 pontos se o motorista não tiver nenhuma infração grave.

As seguintes situações graves são configuradas como infrações gravíssimas: embriaguez ao volante, dirigir em velocidade acima do limite, competir em corridas, promover rachaduras, entre outras.


Em suma, essas infrações são consideradas as mais perigosas, por isso ameaçam a segurança do próprio motorista e de outras pessoas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem