13° salário do INSS começa em Abril; Confira calendário e regras para receber

Imagem: Reprodução/Google


Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e estava precisando de dinheiro extra para algo especial, já pode começar a sorrir porque o décimo terceiro salário virá um pouco mais cedo este ano.


Acontece que o governo continua a tomar medidas para tentar ajudar as pessoas durante a crise que estamos passando. Além de liberar o dinheiro do FGTS e criar programas de microcrédito para microempreendedores e pessoas de baixa renda, aposentados e pensionistas também poderão contar com uma vantagem.


Isso porque o governo vai adiantar as parcelas do famoso e aguardado décimo terceiro salário tanto para aposentados quanto pensionistas do INSS.


A ideia por trás disso é ajudar as pessoas que estão passando por vários problemas financeiros por causa da crise financeira agravada pelo Covid. E como o governo entende que aposentados e pensionistas também são vítimas dessa crise, eles terão, assim como pessoas de baixa renda e microempreendedores, alguma assistência.


Isso significa que os mais de 30 milhões de pessoas que recebem a aposentadoria todos os meses, de qualquer forma, serão beneficiadas com o décimo terceiro. Estima-se que essa medida fará com que mais de R$ 56 milhões sejam movimentados em nosso país.


Originalmente, o décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas era pago no final do ano, porém, com o adiantamento, o dinheiro será dividido em duas parcelas iguais, que serão pagas em abril e maio. Assim, as pessoas terão todo o dinheiro em suas mãos rapidamente.


Vale lembrar que todos os pensionistas do INSS têm direito ao décimo terceiro salário, que inclui aqueles que recebem auxílio-acidente, encarceramento, pensão por morte ou até mesmo algum benefício por alguma incapacidade temporária.


Outra questão que geralmente surge para as pessoas é se quem recebe o Auxílio Brasil tem direito ao décimo terceiro salário, e a resposta infelizmente é não. O Auxílio Brasil, que é pago mensalmente a pessoas de baixa renda, não tem um décimo terceiro pagamento durante o ano.


E se você quer saber se tem direito ao pagamento, é muito fácil. Basta acessar os sites do INSS ou até mesmo baixar seu aplicativo e lá você poderá consultar se tem direito ao décimo terceiro salário e saber por extração se o dinheiro já está disponível para dinheiro, além de também poder conferir o calendário de saques que já está disponível.


É importante que a pessoa tenha principalmente o CPF em mãos no momento da consulta, mas pode ser necessário que sejam necessários mais documentos para que a verificação correta seja feita.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem