Remédio contra câncer pode ajudar a eliminar vírus HIV que fica latente nas células, diz estudo. Confira como :

Imagem: Reprodução/Google


Uma droga usada para tratar vários tipos de câncer pode ajudar a eliminar o vírus HIV que é latente dentro das células, de acordo com uma pesquisa publicada no final de janeiro na Science Translational Medicine.


A latência do HIV é um dos fatores que dificultam a cura. Isso ocorre porque o vírus é capaz de ficar "dormente" (ou latente) dentro das células. Isso dificulta a eliminação completa do vírus do corpo.


Na pesquisa divulgada em janeiro, cientistas americanos deram a droga, pembrolizumabe, a 32 pacientes que estavam em tratamento contra o câncer e, ao mesmo tempo, viviam com HIV.


Os pesquisadores então perceberam que a droga era capaz de reverter a latência do HIV – ou seja, "acordá-la" de dentro das células para que fosse eliminada pela terapia antirretroviral (TARV), o que os pacientes também fizeram.


Os pesquisadores apontaram que os resultados confirmam o potencial de medicamentos como o pembrolizumabe interromper o reservatório do HIV – mas que mais estudos são necessários para avaliar a dose e a frequência do tratamento com esse tipo de droga para que a latência do HIV seja revertida.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem