O 14° salário para os beneficiários do INSS será pago em Março. Veja quem recebe

Imagem: Reprodução/Google


O projeto de lei que garante o 14º salário para os beneficiários do INS ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados ainda em março deste ano. Se aceito, o projeto segue nos procedimentos a serem sancionados pelo Presidente da República.


O que significa esse benefício


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social podem receber um valor adicional este ano por meio da proposta criada pelo deputado Pompeo de Mattos, do PDT. O valor que funcionaria como 14º salário é uma forma de compensação para a antecipação do 13º em 2020 e 2021.

Assim, explica-se que esse novo pagamento visa reduzir o efeito que a antecipação do 13º salário em anos anteriores tinha sobre a economia, uma vez que milhares de beneficiários não recebiam dinheiro extra no final do ano.


Portanto, por essa razão, o texto original criado em 2020 garantiu o pagamento extra durante os anos de 2020 e 2021.
Além disso, não foi aceito, e ao chegar à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, ficou decidido que o valor seria liberado em 2022 e 2023 como forma de pagamento retroativo. Que valor será pago?

Foi determinado que o valor máximo será de até 2 salários mínimos, dependendo do valor base do seu benefício. Para quem recebe um salário mínimo de benefício, também receberá o 14º de 1 salário mínimo. No entanto, se o benefício for maior, será feito um cálculo em relação ao teto do INSS, sem extrapolar o valor máximo de 2 MS.


A equipe econômica do governo informa que para o ano de 2022 será necessário um orçamento de R$ 39,26 bilhões e para o pagamento de 2023 o montante seria de R$ 42,15 bilhões.


Quem irá receber?


Por fim, o dia 14 será distribuído entre todos os beneficiários do INSS, seja por aposentadoria, auxílio-doença ou auxílio-acidente e pensão por morte. O pagamento estava previsto para ser feito em março. No entanto, o andamento do projeto foi adiado, podendo haver um adiamento no seu pagamento.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem