Consulta do PIS/Pasep pode ser feita com o CPF. Veja detalhes

Imagem: Reprodução/Google

O PIS/Pasep é um direito trabalhista. No entanto, você precisa entender quem pode recebê-lo e como fazê-lo. Nesse sentido, existe uma nova facilidade que é a consulta do PIS/Pasep utilizando apenas o número do seu CPF. Então continue lendo para aprender mais.


Como receber o PIS


Todos os trabalhadores com carteira assinada têm, entre seus direitos trabalhistas, o recebimento do PIS/Pasep. Para ter direito ao PIS é necessário trabalhar em empresa privada e estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos 5 anos. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) funciona da mesma forma, e é voltado para servidores da empresa pública.

Além disso, os seguintes requisitos devem ser atendidos:


  • No ano-base considerado para o cálculo do abono salarial, o cidadão deve ter trabalhado para uma pessoa jurídica de forma remunerada por pelo menos 30 dias. Os 30 dias podem ser seguidos ou não;
  • Durante o ano-base, o indivíduo deve ter recebido até dois salários mínimos;
  • Na Relação Anual de Informações Sociais (Rais ou E-social), o empregador deve informar os dados corretamente.

Além disso, existem outros grupos de pessoas que podem receber esse benefício, são pessoas que: recebem o BPC; ter Neoplasia Maligna ou HIV (AIDS); são considerados inválidos; no caso dos militares, foram colocados na reserva remunerada ou aposentadoria; possuem doenças estabelecidas pela Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001.


Para obter o valor que você precisa para ir com sua 80 para uma agência. No entanto, o abono salarial é pago anualmente pela Caixa Econômica Federal.


Consulta por CPF


A novidade no recebimento do PIS/Pasep é que agora ele pode ser consultado pelo CPF. Então, você precisa possuir o aplicativo Meu INSS e seguir o seguinte passo a passo:


  • Abra o aplicativo e faça login para gov.br ou crie uma nova conta;
  • Em seguida, no canto superior, clique para ver o detalhamento do PIS;
  • Se desejar, você também pode verificar suas informações do PIS e fazer perguntas.

Pronto! A consulta terminou.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem