Concurso PM 2022: Governador autoriza estudos para novo edital. Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google


A Polícia Militar do Estado de Pernambuco poderá abrir em breve um novo edital de concurso público (CONCURSO PM PE 2022). O Governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou os estudos para a abertura de um novo evento, conforme informado pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) no dia 11 de Fevereiro.


Segundo informações do secretário, os estudos já estão em andamento pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Além da Polícia Militar, estão previstos avisos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica:


"Esse movimento de recompleta continua, tanto que o governador Paulo Câmara já autorizou os estudos necessários para novos concursos para todos os cargos – tanto a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A SDS já está fazendo esses estudos para apresentar e pode realmente desencadear esses novos concursos o mais rápido possível", informou o secretário.


Até o momento, o prazo para conclusão dos estudos não foi confirmado. No entanto, a expectativa é que esse processo não deva muito tempo.


No início de Fevereiro, a Assembleia Legislativa do Estado solicitou com urgência a realização de novas licitações para a corporação. O pedido é que as seleções sejam abertas no primeiro semestre de 2022.


O pedido de abertura de concursos públicos para PM e Corpo de Bombeiros-PE é endereçado ao governador do Estado, Paulo Câmara, e a outros membros do Executivo. Além da PM e bombeiros de PE, a proposta é abrir editais para Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.


"Diante do acima, eu apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco (...) no sentido de que novos concursos públicos sejam realizados, com a maior urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, para a ree completo dos policiais militares, corpo de bombeiros militar, polícia civil e polícia científica do estado de Pernambuco", consta no pedido de abertura dos editais.


O último edital de concurso público da PM e do Corpo de Bombeiros -PE foi aberto em 2018, quando teve 580 vagas no edital, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio e 80 oportunidades para oficiais (60 para policiais militares e 20 para o Corpo de Bombeiros).


No cargo de Oficial da PM-PE, para concorrer a uma das vagas era necessário ter um diploma em Direito. Para o Corpo de Bombeiros, as graduações eram aceitas em qualquer área.


Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que atender a requisitos específicos, como ter pelo menos 18 anos de idade na data de ingresso na carreira militar estadual e no máximo 28 anos na data da inscrição no concurso, considerando essa idade até o dia anterior à data em que o candidato terá 29 anos; ter direito à condução de veículos automotores, pelo menos na categoria; e ter uma altura mínima de 1,65m para os homens e uma altura mínima de 1,60m para as mulheres.


As provas objetivas de Soldado da PM-PE tiveram 60 questões objetivas, distribuídas entre os temas de Conhecimento de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimento de Geografia (10); Conhecimento de História (10); e Conhecimento de Direitos e Garantias Fundamentais.


No caso de Oficial, o exame trouxe 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimento Jurídico (40), além de uma redação.


Para os oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatística e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimento Jurídico e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.


Os competidores também foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem