PIS e Pasep 2022: Como saber se eu tenho direito ao abono salarial? Confira

Imagem: Reprodução/Google


Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, recebendo, em média, até dois salários mínimos mensais, tem direito a sacar o benefício do PIS e do Pasep 2022.


Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS e no Pasep há pelo menos cinco anos. Você também deve ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


O PIS (Programa de Integração Social) é voltado para trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é relacionado aos servidores públicos e é pago no Banco do Brasil.

O calendário de pagamentos do Abono Salarial PIS e Pasep 2022 já foi divulgado pelo governo federal. Os pagamentos referem-se ao ano-base 2020. De 8 de fevereiro a 31 de março, será para trabalhadores da iniciativa privada, que recebem o PIS pela Caixa Econômica Federal.


Em relação aos servidores públicos, que recebem o Pasep pelo Banco do Brasil, podem receber o benefício de 5 de fevereiro a 24 de março. Apesar das datas, os beneficiários poderão sacar o valor até 29 de dezembro.


O cálculo do PIS e Pasep 2022 equivale ao número de meses trabalhados no ano-base 1/12 do valor do salário mínimo.
A previsão do Governo Federal para o salário mínimo de 2022 é de R$ 1.212. Por isso, observe a seguinte simulação para o PIS e Pasep deste ano:


Imagem: Reprodução/Google

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode consultar suas informações através dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal. Como o site caixa.gov.br/pis, o aplicativo caixa de trabalho da Caixa, pelo telefone 0800-726-0207 ou pelo site e aplicativo do meu INSS.


Para trabalhadores vinculados ao Pasep, a consulta sobre o abono salarial pode ser feita através do site Consultar seu PASEP, Banco do Brasil, ou solicitar as informações pelo telefone 0800 729 0001.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem